Cidade

Tradições torguianas na Casa-Museu Miguel Torga

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 06-01-2016

 

PUBLICIDADE

No intuito de assinalar a quadra de Natal/Reis a Câmara Municipal de Coimbra abre as portas da Casa-Museu Miguel Torga, no dia 7 de janeiro (quinta-feira), para receber duas iniciativas.

Miguel Torga

PUBLICIDADE

A partir das 18:00, é apresentado publicamente o DVD-livro “Natais do Torga”, uma criação coletiva produzida pela Bonifrates, em dezembro de 2011 e de 2012, a convite da Câmara Municipal, de que resultou um DVD-livro (editado pela Lema d’Origem – Editora Ld.ª).

“Natais de Torga” foi produzido com base numa seleção de cerca de trinta textos do poeta, alusivos ao Natal, transpostos para um recital/filme que consiste numa visita pelos espaços interiores e exteriores da casa torguiana, dando a conhecer tanto o património literário como o património físico desta figura incontornável da nossa literatura.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao visionarem o filme, os visitantes da Casa-Museu percorrem todo o espaço, passando pela sala de visitas, o quarto de dormir, o escritório e a sala de jantar reconhecendo, nos seus recantos e objetos, as marcas do autor.

Em cada divisão, assistem à leitura de fragmentos dos Natais vividos por Torga, ao longo da sua vida, através das vozes dos seus leitores, personagens e fantasmas.

Revivendo os cantares de reis/janeiras, tradição que era particularmente grata ao poeta – que recebia, todos os anos, em sua casa, grupos de cantares, que agraciava com vinho fino e doçaria da época natalícia [Um grupo cultural dos meus sítios veio hoje cantar-me os reis. (…) Mas foram contentes e deixaram-me contente. Eles, justificados; e eu reidentificado. Miguel Torga] – a Câmara Municipal de Coimbra convida o Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova” a cantar as janeiras na Casa-Museu, a partir das 19:00.

A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE