Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Partidos

Trabalho inclusivo do Museu Machado de Castro elogiado por eurodeputados socialistas

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 20-10-2023

O projeto “EU no musEU”, que torna acessível a oferta cultural do Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra às pessoas que sofrem de Alzheimer, foi esta sexta-feira elogiado por uma comitiva de eurodeputados socialistas.  

PUBLICIDADE

A deslocação inseriu-se nos “Roteiros Europa: O Social no Centro”, que já passaram por três territórios nacionais, e que tem como objetivo conhecer projetos financiados com fundos europeus e que permitem “recuperar património e melhorar a qualidade de vida” dos portugueses, bem como reforçar “a inclusividade” dos cidadãos.

PUBLICIDADE

Em declarações ao Notícias de Coimbra, a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques referiu que as visitas na região Centro pretendem mostrar a importância deste tipo de projetos inclusivos, de forma a “não deixar ninguém para trás”. 

PUBLICIDADE

Um bom exemplo desse trabalho é o “EU no MusEU” criado em 2011 e que tem como público-alvo as pessoas que sofrem de Alzheimer. Todas as primeiras segundas-feiras de cada mês têm lugar, durante a manhã, um encontro com este tipo de cidadãos e seus cuidadores para “desenvolver a estimulação cognitiva que promovam o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida destas pessoas”.

“É notável a forma como está exposto o património neste museu, mas também o trabalho que ele desenvolve na vertente da inclusão”, referiu a eurodeputada.

PUBLICIDADE

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Maria Manuel Leitão Marques

 

Nesta visita dos eurodeputados socialistas, a diretora do Museu Nacional Machado de Castro Lurdes Craveiro teve oportunidade de dar a conhecer a zona do Criptopórtico Romano, algumas das peças das exposições “O Valor Simbólico da Sacristia” e “A Última Ceia” de Filipe Hodart.

Para além de Coimbra, os “Roteiros Europa” passaram esta sexta-feira por S. Pedro do Sul (Programa Ir e Vir), Viseu (Centro Europe Direct) e Leiria (projetos “Ópera na Prisão” e “Aqui Contigo” e Museu de Leiria). A iniciativa encerra com a realização do Fórum Socialista: “A Europa das pessoas e das regiões” no Moinho do Papel em Leiria.

Carregue na galeria e saiba quem marcou presença nesta visita

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com