Trabalhadores dos SMTUC convocam greve para dia das autárquicas!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-08-2017

Os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) decidiram hoje convocar uma greve de 48 horas para 30 de setembro e 01 de outubro, dia das eleições autárquicas.

PUBLICIDADE

smtuc

A comissão de greve nomeada no plenário de trabalhadores decidiu avançar com uma paralisação para a véspera das autárquicas e para o dia das eleições e greve a todo o trabalho extraordinário e dias de folga entre 01 de setembro e 01 de outubro, disse à agência Lusa o secretário da Comissão de Trabalhadores dos SMTUC, Sancho Antunes.

PUBLICIDADE

publicidade

Os trabalhadores vão ainda realizar assembleias na Praça 8 de Maio, junto à Câmara Municipal de Coimbra, a todas as segundas, quartas e sextas-feiras, entre 01 e 29 de setembro, acrescentou.

Os funcionários dos SMTUC exigem uma carreira específica, com uma “tabela salarial própria e sistema de avaliação próprio”, sublinhou Sancho Antunes.

PUBLICIDADE

Segundo o secretário da Comissão de Trabalhadores, desde 2009, os trabalhadores com função de motorista foram colocados na carreira de assistente operacional, colocando-os no primeiro escalão da Função Pública, com um ordenado de início de carreira de 535 euros.

“Os que entram, entram a ganhar o ordenado mínimo e desempenham as mesmas funções” que os restantes trabalhadores, realçou, referindo que a extinção da carreira “não é aceitável”.

Os motoristas, explanou, têm de investir cerca de 5.000 euros entre cartas de condução e certificados profissionais.

“Não é equacionada a complexidade laboral e a responsabilidade desta profissão”, frisou.

smtuc

De acordo com Sancho Antunes, além dos SMTUC, a situação verifica-se também em Portalegre e no Barreiro, sendo que os restantes municípios (com exceção das zonas metropolitanas de Lisboa e do Porto) têm os transportes assegurados por empresas privadas.

“Na Carris e na STCP [Sociedade de Transportes Colectivos do Porto] têm uma carreira própria, com uma tabela própria e sistema de avaliação próprio. É o que queremos”, defendeu o secretário da Comissão de Trabalhadores dos SMTUC, realçando que os funcionários estão à espera de uma resposta “há três anos”.

Os trabalhadores, contou, esperam também que o próprio presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, que lidera também a Associação Nacional de Municípios Portugueses, faça pressão junto do Governo para alterar esta situação.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE