Mundo

Tóquio2020: Pfizer-BioNTech e Comité Olímpico Internacional firmam acordo para vacinação dos participantes

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 06-05-2021

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram hoje que firmaram um memorando de entendimento com o Comité Olímpico Internacional (COI) para fornecer vacinas contra a covid-19 aos atletas e membros das delegações participantes nos Jogos Tóquio2020.

PUBLICIDADE

As duas empresas vão “agir em coordenação com os comités olímpicos em todo o mundo” e as primeiras entregas das vacinas começarão no final de maio, disseram, em comunicado, especificando que essas doses serão adicionadas aos pedidos dos diferentes países.

O COI descartou tornar a vacinação obrigatória para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este ano devido à pandemia de covid-19 e a realizar entre 23 de julho e 08 de agosto, mas incentivou todos os participantes a serem vacinados.

PUBLICIDADE

As primeiras entregas da vacina da Pfizer-BioNTech devem começar “no final de maio, quando possível”, “para garantir que todos os membros das delegações participantes recebam a segunda dose antes da chegada a Tóquio”, especificam.

“Esta doação de vacina é mais um instrumento no kit de ferramentas de medidas que ajudarão a tornar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio2020 um evento seguro para todos os participantes, ao mesmo tempo em que mostramos a nossa solidariedade ao anfitrião, o Japão”, referiu o presidente do COI, Thomas Bach.

PUBLICIDADE

publicidade

Os Jogos Olímpicos devem receber cerca de 11 mil atletas, mas muitos deles já foram vacinados por meio de seus programas nacionais, “ou receberam a promessa de ser”, segundo o COI.

“Ao aceitar a vacina [atletas e membros das delegações] podem enviar uma mensagem poderosa, que não é apenas a sua saúde pessoal que está em jogo, mas também a solidariedade e o bem-estar dos outros”, acrescentou Thomas Bach.

O acordo surge numa altura em que Tóquio e várias cidades japonesas foram uma vez mais colocadas em estado de emergência, perante o aumento do número de casos de covid-19, alimentando dúvidas sobre a realização dos Jogos Olímpicos.

Na tentativa de apaziguar o ceticismo da população japonesa, em grande parte a favor de um novo adiamento ou cancelamento, os promotores de Tóquio2020 reforçaram na semana passada as medidas restritivas impostas às delegações olímpicas e à comunicação social.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE