Topázio? Ónix? É de Coimbra. É da Praxis!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-06-2017

As cervejas Topázio e Onyx, duas marcas emblemáticas originárias de Coimbra, voltam a estar no mercado.

PUBLICIDADE

praxis

As cervejas, fruto de uma parceria entre a Hoppy House Brewing (detida pela Central de Cervejas) e a conimbricense Praxis, foram apresentadas hoje na Cervejaria Praxis.

PUBLICIDADE

O evento animado pela Quantunna contou com a presença de figuras de Coimbra como Pedro Machado – Presidente da Turismo do Centro, Manuel Machado – Presidente da Câmara Municipal ou Pina Prata- Presidente da Associação empresarial da Região.

Para além de terem “matado saudades da  loira e da preta de Coimbra”, os convidados especiais tiveram oportunidade de recordar  e comer os saborosos ovos verdes, pasteis de bacalhau e sandes de presunto que faziam as delícias dos frequentadores da “velha fábrica da cerveja”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Produzidas com a água de Coimbra e mantendo as suas receitas originais, estas duas cervejas conservam o sabor e as características que as tornaram reconhecidas por todos os que passaram por Coimbra”.

TOPAZIO

A “Topázio é uma cerveja do estilo Pilsner, com 5,6% de teor alcoólico, de cor dourada clara”, que é “produzida com 100% malte cevada” e que se caracteriza “pelas notas de malte e pão e uma surpreendente doçura residual que contrasta com o ligeiro amargor que permanece na boca”.ONYX

 

A Onyx é “uma cerveja do estilo Dark Lager, com 4,5% de teor alcoólico, de cor castanho muito escuro, com um aroma a malte torrado, com um amargor a lembrar café e um final seco em boca”.

IMG_6060

O diretor da Hoppy House Brewing, Jaime Freitas, explica que “esta parceria entre a Praxis e a Hoppy House Brewing teve como principal preocupação a manutenção da qualidade e do sabor reconhecidos por todos”.

“Estamos certos que o renascer da Topázio e da Onyx, agora como cervejas artesanais, irá agradar a todos os apreciadores de cerveja e, principalmente, aos que cresceram e viveram em Coimbra”, disse.

IMG_6115

Pedro Baptista, da Praxis, apontou o “grande simbolismo” desta parceria: “Alia a defesa intransigente do nosso património, dos hábitos e dos costumes alimentares de Coimbra, à dimensão económica do projeto, ao devolver à nossa cidade duas marcas icónicas, credoras de grande afetividade na região e no país”.

As cervejas serão comercializadas em caixas de 12 unidades, em garrafas  de 33 cl que mantêm o formato emblemático dos anos 1980, e em barril de 20 litros.

“A sua imagem foi beber à origem das marcas, mantendo o estilo e as referências à cidade de Coimbra”.

IMG_6102

A distribuição destas marcas será feita ao nível nacional, para o canal HORECA e da grande distribuição, embora o foco prioritário seja a região de Coimbra.

A Hoppy House Brewing é uma ‘startup’, cujo acionista é a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, que se dedica totalmente ao desenvolvimento de cervejas artesanais em Portugal.

A Praxis, Cervejas de Coimbra, surgiu de uma vontade individual de lutar e defender o Património Cervejeiro de Coimbra, apresentando-se hoje como o seu legítimo herdeiro e preservando um legado histórico: a tradição cervejeira da cidade do Mondego.

Veja o vído da nossa transmissão em directo:

Veja mais imagens no Facebook de Notícias de Coimbra. Clique AQUI

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE