Coimbra

Too Good To Go chega a Coimbra para combater o desperdício alimentar

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-07-2020

A Too Good To Go chega a Coimbra, cidade conhecida por todas as suas tradições ancestrais, sendo que a gastronomia é uma delas. 

PUBLICIDADE

Agora os quase 105 842 habitantes de Coimbra podem também ajudar a combater o desperdício alimentar, com a aplicação Too Good To Go, seja no seu restaurante ou pastelaria. São já cerca de 60 os estabelecimentos aderentes, e o número promete crescer em força nos próximos dias.

PUBLICIDADE

Em Coimbra os utilizadores já podem encontrar cerca de 60 estabelecimentos activos na aplicação. O supermercado Auchan (Coimbra & Eiras), as Pastelarias Moinho Velho, as Pastelarias Vénus, a Pastelaria Penta, Sabores da Romeira, Briosa, Rei da Fruta, Sabor & Arte (2 lojas), são apenas alguns dos exemplos, de espaços bem conhecidos em Coimbra, que aderiram ao movimento de luta contra o desperdício alimentar da Too Good To Go.

O processo para salvar as Magic Boxes, na aplicação, é muito simples e rápido. Basta descarregar a aplicação Too Good To Go, que está disponível de forma gratuita para IOS e Android.

PUBLICIDADE

publicidade

De seguida, fazer uma pesquisa pelos estabelecimentos na sua zona e assim salvar o número desejado de Magic Boxes – que varia de estabelecimento para estabelecimento. Por fim, o utilizador deve dirigir-se ao local para efectuar a recolha. O pagamento é feito através da aplicação, e o recibo é gerado na altura da recolha, no local e horário estabelecido e indicado na aplicação, pelo próprio estabelecimento.

O factor surpresa tem-se revelado um dos factores de diferenciação mais interessantes para os utilizadores da Too Good To Go, o elemento surpresa cria uma motivação extra no utilizador, pois provoca curiosidade e entusiasmo, enquanto este cumpre o seu papel de consumidor consciente das suas opções e do impacto das mesmas.

No entanto, as Magic Boxes são inevitáveis, pois é difícil prever com exactidão que comida é que vai sobrar em cada estabelecimento – seria mais fácil prevenir o desperdício se assim o fosse. Por outro lado, se a venda fosse com base na escolha do que está no menu, o estabelecimento seria motivado eventualmente a produzir mais comida, e nesse caso não estaríamos a combater o desperdício alimentar.

A Magic Box é, portanto uma “caixa surpresa”, criada pelo próprio estabelecimento com a comida que não foi vendida no final de cada turno ou horário de expediente. Ainda assim, os utilizadores podem ter uma noção do que podem receber na Magic Box, face ao tipo de estabelecimento que escolhem – pastelaria, churrasqueira, vegan, vegetariano, italiano, supermercados, mercearias, etc. O utilizador escolhe portanto, com base no tipo de produtos/refeições habitualmente vendidos em determinado estabelecimento e não propriamente numa refeição/produto específico.

Para Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal, “A Chegada a Coimbra é um passo extremamente importante no plano de expansão da Too Good To Go Portugal, que pretendemos cumprir ainda em 2020. Queremos que a nossa solução esteja disponível e ao alcance de cada vez mais pessoas e estabelecimentos e chegar a todos os distritos de Portugal Continental. Prevemos uma maior consciencialização de todos, e de um aumento de soluções, colectivas e individuais, para este problema global que precisa de várias soluções locais.”

Os números actuais apontam para cerca de 1 milhão de toneladas de desperdício de comida por ano em Portugal. A Too Good To Go pretende também alertar para a necessidade de pormos em prática, novos comportamentos de consumo e um lifestyle mais consciente, comportamentos de compra que devem ser encarados como opções de rotina e de hábitos próprios de uma mentalidade de um consumidor consciente da importância do seu papel numa economia circular.

Too Good To Go é uma empresa de impacto social que tem como missão o combate ao desperdício alimentar, motivando e incentivando a uma nova forma de consumo. Em 2016 esta missão materializa-se numa aplicação que permite a estabelecimentos (restaurantes, hotéis, supermercados, mercearias, pastelarias, entre outros) vender os excedentes alimentares de cada turno ou do dia a potenciais clientes. Os utilizadores e estabelecimentos parceiros têm nas suas mãos o poder de “salvar” comida com qualidade, e com apenas alguns cliques ajudarem a preservar o meio ambiente, reduzindo o desperdício alimentar e as emissões de CO2.

Actualmente, a Too Good To Go está presente em 15 países e conta com quase 23 milhões de utilizadores que já salvaram 40,5 milhões de refeições de 48 000 estabelecimentos.
Em Portugal a aplicação, que chegou ao mercado a Outubro de 2019, já conta com 170 Mil utilizadores e 500 parceiros. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE