Conecte-se connosco

O Sexo e a Cidade

TONY CARREIRA ESTÁ DE PARABÉNS!

Publicado

em

António Manuel Mateus Antunes, o romântico Tony Carreira, natural  de Armadouro, no concelho da Pampilhosa da Serra, celebra nesta sexta-feira, dia 30, 56 anos de vida.  

Filho de família humilde, seu pai emigrou para a França para trabalhar na construção civil, e Tony com seis anos ficou aos cuidados dos avós paternos.

Desde pequeno, Tony sonhava ser cantor. Depois de emigrar para a França deu início à sua carreira. Passou a cantar na comunidade portuguesa de Paris com a banda “Irmãos 5”.

O nome artístico Tony Carreira foi escolhido em 1988, numa sessão de gravação em estúdio do seu primeiro disco, pelo seu produtor, o francês Patrick Oliver.

A canção “Ai Destino”, gravada em 1995, tornou-se um êxito estrondoso e marcou definitivamente o estilo romântico que caracteriza a obra de Tony Carreira.

Foi em Janeiro de 2000 que se consagrou nos palcos de Paris. O seu espectáculo foi gravado, dando origem à edição do álbum “Ao vivo no Olympia”, que viria a obter tripla platina. Manteve-se nas listas dos discos mais vendidos durante 54 semanas, 37 das quais em primeiro lugar.

No âmbito da celebração dos seus 20 anos de carreira, apresentou-se ao público, em Março de 2008, para dois concertos no Pavilhão Atlântico, ambos com lotação esgotada, em 2 dias consecutivos.

Em 2010 é editado o álbum O Mesmo de Sempre. Em Dezembro de 2012 é lançado o disco “Essencial” que servirá para comemorar os 25 anos de carreira. 

Entre outros lançamentos do cantor, destacam-se: “O Mesmo de Sempre” (2010), “Sempre” (2014), (quando a música “Não Te Vou Mentir” aparece na trilha sonora da novela “Jardins Proibidos”) e “Mon Fado” (2016).

Nesse mesmo ano, é condecorado pelo governo francês com a medalha de “Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras”.

Em 2017 lançou “Le Coeur des Femmes” e “Sempre Mais”. Em 2018 lançou “As Canções das Nossas Vidas”.

O cantor é pai de três filhos: Mickael (nascido em 1986), David (nascido em 1991) e Sara (nascida em 1999 e falecida em 2020). Os três filhos seguiram as pisadas do pai como músicos e, no caso de David, juntando carreiras na moda e representação. 

Em agosto de 2014, separou-se da mulher, Fernanda Antunes, mãe dos seus três filhos. Casados desde 1985, o divórcio só se efetivou em 2019, após a divisão da fortuna de 10 milhões de euros em moradias, apartamentos e carros de luxo.

A 5 de dezembro de 2020, a cantora Sara Carreira, filha de Tony Carreira, morre num acidente de viação em Santarém, na autoestrada A1, com 21 anos.

A 2 de maio de 2021 Tony Carreira anunciou oficialmente nas redes sociais a fundação de uma associação em memória da sua filha, a Associação Sara Carreira com o apoio da sua ex-mulher, Fernanda e dos seus dois filhos, Mickael e David. O objetivo é conceder bolsas de estudo a crianças carentes para que possam realizar seus sonhos.

Para o cantor, a tragédia que aconteceu acompanha-o há “quase dois anos e vai ser pelo resto da minha vida” e a perda da filha “mudou o meu olhar sobre muita coisa: sobre mim próprio, sobre aquilo que me resta fazer”.

Tony Carreira assumiu que não espera viver muitos mais anos, uma vez que afirma “o meu tempo de vida aqui já não é importante” e já não lhe “apetece, de forma alguma, andar cá até aos 80”.

O pampilhosense pretende que a sua vida termine “a cantar e, principalmente, a colocar a associação da minha filha no patamar em que deve estar, para quando eu partir saber que fica cá o legado dela”.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com