Região

Tony Carreira enche de sorrisos os utentes da ARCIL na Lousã

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 14-04-2023

Tony Carreira visitou na tarde desta sexta-feira, 14 de abril, o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL), devido à celebração dos 20 anos da Missão Continente. Mas, a paragem pela vila não se ficou por ali. À noite, o cantor vai dar um concerto solidário.

PUBLICIDADE

Tony Carreira começou por recordar uma visita que tinha feito há 10 anos à ARCIL. “Já conhecia a instituição. Já cá tinha estado há precisamente 10 anos. Confesso que me recordava de algumas coisas lá dentro. Encontrei pessoas aqui da minha aldeia vizinha e vou muito sensibilizado daqui. Estão a fazer um excelente trabalho”, garante o cantor com esperança que a associação da sua filha esteja em força como esta que está há 50 anos.

O artista não vai saiu da Lousã sem um trabalho em mente com os utentes desta instituição. “Se eles alinharem vamos gravar um CD juntos. A vida é uma correria e o bem mais precioso que nós temos é o tempo e podemos fazer um intervalo e fazer as coisas com serenidade e tenho a certeza que quando eles forem gravar ao meu estúdio vai ser um excelente dia para todos nós e inclusive para mim”, revelou.

PUBLICIDADE

Estar associado à Missão Continente é um “motivo de orgulho” para o cantor que está muito feliz com tudo o que tem feito com esta iniciativa, porque “para além do afeto e do negócio, há aqui gente de quem gosto muito”, contudo frisa aqueles que “ajudam e não são visíveis” como ele e “esses é que têm mais mérito.”

Veja o vídeo do NDC da entrevista a Tony Carreira:

PUBLICIDADE

publicidade

Tony Carreira visitou o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), uma unidade da ARCIL, onde é “muito desenvolvida a área da música e onde os utentes prepararam uma pequena surpresa para o Tony” – tocaram uma música do cantor – explicou Nelson Tiago, presidente da direção da ARCIL. O CACI é um “espaço onde é prestado apoio e onde se tenta capacitar as pessoas para elas desenvolveram as suas capacidades para trabalhar no futuro a sua inclusão social e integrarem-se em empresas”, refere.

Receber o Tony Carreira nas instalações da associação é sempre bom, “traz sempre muito sorrisos”, disse Nelson Tiago. O Continente é um parceiro de longa data da ARCIL. Desde 2008 que colaboram na distribuição de sorrisos. Quanto aos 20 anos desta missão, o presidente da direção da instituição espera “continuar esta estreita colaboração que ajuda apoiar aqueles que precisam” da ARCIL.

Veja o vídeo do NDC de Nelson Tiago, presidente da direção da ARCIL:

A Missão Continente “apoia as comunidades locais e as instituições. Esta celebração só faz sentido se ocorrer junto das pessoas , pois é uma missão de todos nós”, menciona Agostinho Lopes, diretor do Continente/Modelo da Lousã que acrescenta que “a ARCIL é uma instituição que bem merece esta ajuda.”

Veja o vídeo do NDC de Agostinho Lopes, diretor do Continente/Modelo da Lousã:

O artista vai dar um concerto de duas horas no Pavilhão Municipal de Exposições da Lousã, às 22:00, onde vai atuar para cerca de 1100 fãs. O concerto já está esgotado.

Rita Barrocas, da Missão Continente explicou o objetivo da “Tour Por Todos” que a Missão Continente está a promover nas suas duas décadas de história: “São 20 anos a ajudar o próximo e fazia todo o sentido fazer uma série de iniciativas exclusivas que comemorem esta nossa existência e que nos aproximem mais das comunidades.”

“Consiste em 10 concertos solidários espalhados por todo o país” e “todo o dinheiro da venda dos bilhetes vai reverter 50% para a Associação Sara Carreira e 50% para a instituição de proximidade de cada região onde se vai realizar o concerto”, que neste caso foi a ARCIL, na Lousã, referiu. “Temos 10 concertos, logo são 10 instituições que vão ser beneficiadas, mais a Associação Sara Carreira”, informa. O cheque foi entregue hoje no valor de 7.275,03 euros.

Estes dias são especiais e começam cedo. “Iniciamos o dia com o Tony Carreira a visitar a loja Continente da localidade, neste caso a da Lousã. Vamos à instituição e somos recebidos pelo presidente da Câmara Municipal da localidade em questão e à noite segue-se o concerto do Tony”, explicita Rita Barrocas. Mirandela, Guarda, Torres Novas, Ílhavo, Sintra, Faro e Amarante são outras localidades por onde a “Tour por Todos” vai passar. O primeiro concerto arrancou em Vila Nova de Gaia a 18 de março.

Veja o vídeo do NDC de Rita Barrocas, da Missão Continente:

O presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, também acompanhou a visita e faz questão de reforçar o “trabalho muito meritório no que diz respeito à inclusão de pessoas com incapacidade” que a ARCIL tem vindo a desenvolver. Enquanto município, afirma o edil lousanense, “procuram sempre ter uma atuação que favoreça a comunidade”, pois o seu “investimento principal é nas pessoas.”

Quanto à possível parceria, o presidente da Câmara da Lousã garante que “não é só uma ideia, pois vai concretizar-se esta gravação de um CD” entre Tony Carreira e os utentes da ARCIL. “Penso que vai ser um grande sucesso porque vai proporcionar um bom momento a estes jovens lousanenses”, concluiu.

Veja o vídeo do NDC do presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes:

O cantor tem raízes no distrito de Coimbra. Tony Carreira é natural do concelho da Pampilhosa da Serra. Nunca esqueceu as suas origens. Não é à toa que dedica “Sonhos de Menino” àquela “aldeia perdida na Beira.”

Iniciou a sua carreira na música a cantar na comunidade portuguesa de Paris com a banda “Irmãos 5”. Em 1988 sobe ao palco do Festival da Canção da Figueira da Foz com a música “Uma Noite ao Teu Lado”. O primeiro disco é gravado com a editora Discossete e editado em 1991, “É Verão Portugal”.

Conheça as próximas datas dos concertos do artista aqui.

Veja a fotogaleria da visita de Tony Carreira à ARCIL e mais fotos no Facebook do Notícias de Coimbra:

Veja os vídeos da visita de Tony Carreira à ARCIL nos 20 anos da Missão Continente:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE