Coimbra

Todos os autocarros SMTUC com novo sistema de bilhética só no final de novembro (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-10-2021

O novo sistema de bilhética multimodal dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) está operacional em cerca de 20 autocarros a circular na cidade. Até ao final de novembro a instituição garante que todos os autocarros terão este equipamento, mas até ao momento, mesmo nos veículos em que está instalado, o sistema ainda só permite validar o título de transporte.

PUBLICIDADE

Para já apenas 1/6 da frota tem ativo este novo sistema de bilhética multimodal, o que representa cerca de 20 autocarros SMTUC num total de 140 veículos. Mas Paulo Machado, responsável pelo acompanhamento de sistema de bilhética, adianta que até ao final de novembro a totalidade da frota estará equipada. Com transmissão de dados “em tempo real”, permite a entrada de informação de bilhética num tempo máximo de dois minutos, adianta o responsável, contrariamente ao que acontecia com o antigo modelo em que esses resultados só eram recolhidos ao final do dia.

Por enquanto, esta bilhética apenas permite a validação do título de transporte, o que já acontecia com o sistema antigo. De futuro, vai permitir o carregamento de títulos de transporte em máquinas de multibanco, sistema que Paulo Machado prevê que esteja operacional até ao final de novembro. “Vai permitir aos nossos utilizadores habituais que passem a poder carregar os nossos principais títulos, nomeadamente os passes, em caixas de multibanco”.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta bilhética permitirá ainda o carregamento online de títulos de transporte. Luís Santos, gestor de contrato e responsável pelo gabinete de estudos e projetos, explica que esta opção “permite que as pessoas não tenham de se deslocar a uma loja ou a uma máquina de multibanco, e assim fazer online o carregamento do passe para determinado mês, por exemplo”.

Posteriormente, quando o passageiro chega ao autocarro e valida o título, o sistema deteta o carregamento e incorpora as novas viagens.

PUBLICIDADE

Paulo Machado adianta que esse carregamento online vai funcionar num portal que será lançado “previsivelmente até ao final do mês de outubro”. Nesse portal será associado o passe e é possível que o utilizador veja a sua conta corrente com os movimentos efetuados.

Uma outra novidade é a utilização de dispositivos móveis como smartphones no suporte de títulos de transporte com recurso ao QR Code. Paulo Machado conta que os SMTUC vão ter uma aplicação que depois de instalada gera um QR Code que é lido por um tablet instalado nos autocarros junto ao motorista. Basta para isso que o passageiro informe o condutor, este ativa a funcionalidade de ler o QR Code e assim é validada a entrada do passageiro no autocarro.

De novo ainda há a máquina de prestação de contas, que vai melhorar este serviço dos funcionários, e uma máquina de venda automática disponível 24 horas por dia em diversos locais da cidade. Paulo Machado revela que os SMTUC estão a tentar colocar uma máquina de venda automática na Estação Nova para que quem chegue a Coimbra possa adquirir o seu bilhete.

Os motoristas dos SMTUC estão a receber formação sobre como operar este novo sistema. O responsável pelo acompanhamento de sistema de bilhética adianta que neste momento 2/3 dos condutores já têm essa formação. Adianta que a reação tem sido positiva.

O Notícias de Coimbra acompanhou uma viagem de autocarro para conhecer este novo sistema de bilhética e a sua recetividade junto dos passageiros.

Filipa Rolim, estudante de mestrado de Psicologia, fez hoje pela primeira vez uma viagem num autocarro SMTUC com este novo sistema. Ao NDC afirma que está satisfeita, considera que é mais prático e rápido a validar o título de transporte. “Foi uma boa escolha”, afirma.

Veja o direto NDC com Paulo Machado e Luís Santos

Veja o direto NDC num autocarro SMTUC

Veja o direto NDC com Filipa Rolim

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE