Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Todas as regiões do país com risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de exposição à radiação UV

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-06-2017

Todas as regiões do país apresentam hoje risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

À exceção dos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, que estão com risco ‘elevado’ de exposição à radiação UV, todos os outros distritos e regiões autónomas apresentam rico ‘muito elevado’.

Para as regiões com risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

PUBLICIDADE

publicidade

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘moderado’), 6 a 7 (‘elevado’), 8 a 10 (‘muito elevado’) e superior a 11 (‘extremo‘).

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, nas regiões norte e centro, céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir da manhã.

PUBLICIDADE

As previsões apontam também para períodos de chuva ou aguaceiros a partir do final da manhã, que poderão ser localmente intensos a partir da tarde, com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

O vento estará fraco, soprando moderado de noroeste no litoral a sul do cabo Carvoeiro, prevendo-se também uma pequena subida da temperatura máxima no litoral.

e Para a região sul, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde no Baixo Alentejo e Algarve.

Períodos de chuva ou aguaceiros até meio da tarde, que se poderão prolongar até final da tarde no Alto Alentejo, onde há condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante norte, moderado no litoral e por vezes forte nas terras altas, rodando para sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde.

O IPMA prevê também uma pequena descida da temperatura máxima, mais significativa no Algarve.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com