Coimbra

“Tias” de Cascais “são filhas de pescadores” da Figueira da Foz! “Tá a ver”?

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 10-06-2023

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes, marcou presença, no dia 9 de junho, no Quartel da Imagem, na sessão pública de apresentação da plataforma «Nós Figueirenses», uma ferramenta de investigação e informação, que o município coloca de forma gratuita ao dispor dos munícipes e que tem como objetivo “definir” o perfil de figueirenses, a sua origem, profissão, contributos económicos e sociais para o crescimento da cidade.

PUBLICIDADE

Luiz Filipe de Lara Everard do Amaral, responsável pela plataforma apresentou-a, juntamente com o técnico Tiago Rebelo, como sendo “parte de um cadastro global” [Nós, Portugueses] e agradeceu ao município e a Pedro Santana Lopes o facto de acolherem um projeto “estruturante” que, a longo prazo, permitirá ajudar a desenhar “a árvore genealógica de Portugal”. 

A informação hoje disponibilizada, provêm dos registos paroquiais de São Julião (do séc. XVII ao séc. XX -1910) e estará em permanente atualização até 2024.  

PUBLICIDADE

A plataforma «Nós, Portugueses» é promovida pela editora Guarda-Mor em parceria com a Associação dos Amigos da Torre do Tombo e com a Direcção-Geral de Arquivos, entidade que tutela o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a quase totalidade dos Arquivos Distritais portuguese. Está implementada em Lisboa, Albergaria-a-Velha e Cascais, onde, curiosamente, a análise de dados permitiu constatar uma interessante relação com a Figueira da Foz, em concreto com Lavos. Cerca de um terço da população de Cascais descende de pessoas originárias de Lavos, facto que nos transporta para o universo de tias mais ou menos famosas na Linha que podem descender de pescadores da Costa de Prata.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE