Conecte-se connosco

Restaurantes

This is Coimbra: Cordel Maneirista conquista primeiro lugar em concurso mundial

Publicado

em

O Food Gift “This is Coimbra – Food Stories” ficou em primeiro lugar, por unanimidade, no concurso “World Food Gifts Challenge 2022”, realizado hoje em Menorca, Região Europeia de Gastronomia 2022, e organizado pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo (IGCAT).

O objetivo principal desta iniciativa passa por promover cadeias alimentares e sistemas de consumo locais mais sustentáveis, identificando os melhores e mais inovadores produtos alimentares concebidos e produzidos a nível regional, que protejam a diversidade cultural e alimentar, que são avaliados por um júri de peritos internacionais.

A Região de Coimbra concorreu com 4 produtos ou “food gifts”: Tecelagem de Almalaguês – “Saco do pão” (Mabilde Santos “Tempo d’avó” – Almalaguês); Palitos de Pestana (Fátima Lopes – Penacova); Queijo creme com pera passa (Paula Lameiras “Produtos do Campo” – Oliveira do Hospital) e This is Coimbra – Food Stories (Cordel Maneirista – Coimbra).

O Food Gift “This is Coimbra – Food Stories” do restaurante Cordel Maneirista, do Chef Paulo Queirós, é uma mala em cartão reciclado que homenageia os saberes e sabores da região de Coimbra. É composto pelo seguinte conjunto de produtos:

1 Perdiz fria à moda de Coimbra- uma exaltação da Coimbra Senhorial, e uma lembrança de Coimbra, berço de 6 Reis da Primeira Dinastia que tinham a caça como uma atividade de eleição. A arte do escabeche.

2- Suspiro – Traduz a notoriedade da doçaria conventual de Coimbra, e exaltam o imaginário da boémia académica na arte da sedução.

3- Bolachas artesanais de cerveja – Promoção do turismo industrial, e uma memoria dos costumeiros biscoitos duros que alimentavam as embarcações séc. XV e XVI .

4- Toalha de Almalaguês – sabedoria dos nossos antepassados traduzida pelo trabalho minucioso do algodão, transformando-o em obras-primas, saídas dos teares de Almalaguês.

5- Prato louça Coimbra – a faiança de Coimbra eleva a sua região a partir do séc XVIII principalmente, no contexto nacional e internacional.

6- Palitos de Penacova- uma homenagem à mestria de trabalho de mãos anciãs e sábias que esculpem a madeira.

Os produtos a concurso – que podiam ser comestíveis ou não comestíveis -, deviam obedecer a  critérios como a autenticidade e ligação profunda ao território, o fabrico artesanal, a sustentabilidade, a portabilidade, entre outros,  que foram avaliados por um júri de peritos internacionais, determinando quais os vencedores nas diversas categorias: Branding mais criativo; Embalagem mais sustentável; Melhor narrativa; Melhor degustação; Melhor Promoção da Região; Melhor inovação em design tradicional e Melhor Interpretação Contemporânea de Artesanato tradicional, e os 3 melhores produtos no geral.

A Região de Coimbra, enquanto Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, vai com diversas iniciativas até ao final de 2022.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com