Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Mundo

Texas proíbe tratamento de mudança de sexo para menores

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 03-06-2023

O Texas juntou-se, na sexta-feira, dia 2 de junho à lista de 18 estados norte-americanos que proíbem ou restringem tratamentos de mudança de sexo para menores, depois de o governo estadual Republicano ratificar uma lei que criminaliza a prática.

PUBLICIDADE

A lei do Texas proíbe os médicos de prescreverem tratamentos hormonais ou bloqueadores de puberdade e de realizarem cirurgias de transição de género a menores de 18 anos, informou o jornal The Hill.

A medida entra em vigor em setembro, embora preveja exceções para quem já está a fazer este tipo de tratamento.

PUBLICIDADE

publicidade

As leis que restringem o acesso de menores a cuidados de afirmação de género têm vindo a ganhar popularidade nos estados Republicanos, como é o caso do Texas, governado por Greg Abbott.

Os conservadores argumentam que as medidas visam impedir que os jovens tomem decisões irreversíveis, com o risco de se arrependerem.

PUBLICIDADE

No entanto, existem poucos estudos sobre o efeito a longo prazo deste tipo de tratamento em menores. Muitos legisladores democratas alertam para o risco de estigmatizar uma comunidade que já sofre de discriminação e abuso.

Além disso, organizações de defesa dos direitos LGBT (lésbicas, ‘gays’, bissexuais, transgénero) temem que a situação possa levar mais jovens ‘trans’ ao suicídio, já que se encontram entre os grupos mais vulneráveis.

As principais associações médicas concordam que os tratamentos de afirmação de género são adequados para adultos e jovens com disforia de género, de acordo com a agência de notícias Efe.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com