Saúde

Teste inovador da Unilabs para deteção de células T à covid-19 disponível a partir de 15 de abril

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-04-2021

A Unilabs, empresa de meios complementares de diagnóstico, vai disponibilizar um novo teste para deteção de célula T, a chamada imunidade celular à covid-19 em Portugal. O teste está disponível a partir do dia 15 de abril e pode ser realizado em qualquer unidade de colheita Unilabs através da recolha de uma única amostra de sangue, não estando sujeitos a marcação prévia. Os resultados estão disponíveis entre 24 a 60 horas após a realização do teste.

PUBLICIDADE

As células T são importantes na proteção contra muitas infeções virais através de processos de imunidade celular. O foco central da investigação é neste momento definir o papel das células T no covid-19. A possibilidade de avaliar a imunidade celular para SARS-CoV-2, será tão relevante como a avaliação da imunidade humoral ou doseamento de anticorpos, refere a Unilabs em comunicado.

Parte da população desenvolve a imunidade através da criação de anticorpos IgG. No entanto a imunidade pode também ser identificada ao nível celular mesmo na ausência destes anticorpos.

PUBLICIDADE

O tema da imunidade celular está agora a ser alvo de inúmeros estudos, tendo já milhares de publicações cientificas a nível mundial, em face do decaimento da imunidade humoral (doseamento de anticorpos). Para o CEO da Unilabs Portugal, Luís Menezes, “é fundamental que a comunidade
médica possua todos os instrumentos de diagnóstico que possamos oferecer para tomar as melhores decisões em cada momento, para cada paciente. Este teste é mais uma arma para ajudarmos a comunidade médica a conhecer melhor a doença, e vamos continuar a tentar trazer testes inovadores para apoiar no combate à Pandemia”.

O Diretor Médico da Unilabs Portugal, António Maia Gonçalves acrescenta que “perceber se a população desenvolve imunidade protetora e duradoura contra a SARS-CoV-2, após infeção ou vacinação, é o grande desafio clinico com que nos deparamos atualmente. Inicialmente foi sobretudo valorizada a presença de anticorpos neutralizantes do vírus. Esses anticorpos diminuem substancialmente ao longo de menos de seis meses, levantando questões sobre quanto tempo a imunidade protetora pode durar após a infeção. Este teste células T permitirá avaliar de forma mais concreta a imunidade de cada individuo, e a par do que ocorre noutros países, perceber a prevalência destas células T na população portuguesa”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE