Saúde

Teste à saliva deteta cancro da próstata antes de qualquer sintoma

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 meses atrás em 22-04-2025

Um simples cotonete passado no interior da bochecha pode, em breve, tornar-se numa ferramenta crucial na luta contra o cancro da próstata.

PUBLICIDADE

publicidade

Dheeresh Turnbull, um cidadão britânico aparentemente saudável e sem qualquer histórico familiar da doença, descobriu que tinha um tumor potencialmente fatal após realizar um teste genético inovador.

PUBLICIDADE

publicidade

Desenvolvido por investigadores do Instituto de Investigação do Cancro (ICR) e do Royal Marsden NHS Foundation Trust, no Reino Unido, este novo teste à base de saliva pode revolucionar a forma como o cancro mais comum entre os homens é detetado.

Ao contrário do tradicional exame PSA, que mede os níveis de uma proteína no sangue mas apresenta limitações na deteção de tumores agressivos, este novo método recorre a uma pontuação de risco poligénico (PRS). Esta pontuação é calculada com base em 130 variantes genéticas identificadas através da saliva, permitindo uma avaliação mais precisa do risco hereditário da doença, dá conta a ZME Science.

Num estudo que envolveu mais de 6.000 homens entre os 55 e os 69 anos, os 10% com maior risco genético foram encaminhados para exames adicionais. Os resultados surpreenderam: 40% desses homens apresentavam cancro da próstata e, entre estes, mais de metade tinham tumores agressivos — aqueles com maior probabilidade de se disseminarem rapidamente.

“Estamos perante um possível ponto de viragem na deteção precoce do cancro da próstata”, afirma a professora Ros Eeles, líder da investigação. “Demonstrámos que um teste simples e acessível pode identificar com eficácia os homens que mais precisam de rastreio precoce, com base no seu perfil genético.”

Se vier a ser integrado nos sistemas de saúde, este teste poderá poupar milhares de homens a exames desnecessários, ajudando ao mesmo tempo a salvar vidas ao detetar cancros que, de outro modo, poderiam passar despercebidos até ser demasiado tarde.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE