Cidade

O Tesouro da Rainha Santa Isabel em exposição no Machado de Castro

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 01-07-2016

Assinalando as comemorações dos 500 anos da beatificação da Princesa Isabel de Aragão, Rainha de Portugal, o Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) promove a exposição temporária do denominado ‘O Tesouro da Rainha Santa Isabel’.

PUBLICIDADE

rainha santa

Este projeto, que viabilizou, numa colaboração exclusiva, a sua apresentação num primeiro momento em Lisboa, no Museu Nacional de Arte Antiga, apresenta-se agora em Coimbra, em livre acesso para toda a comunidade, por altura das Festas da Cidade.

PUBLICIDADE

O conjunto de peças de ourivesaria no acervo do MNMC, que pertenceu a Dona Isabel, esposa de D. Dinis, deixado em testamento ao seu Mosteiro de Santa Clara de Coimbra, embora pequeno em número – três alfaias religiosas e uma peça de adorno pessoal – constitui indiscutivelmente, e a vários títulos, um verdadeiro tesouro: pelo seu significado histórico espiritual, pela qualidade artística dos objetos e pela sua raridade dentro do panorama da ourivesaria medieval peninsular e, muito particularmente, da 1ª metade do séc. XIV.

O bordão de peregrina, à guarda da Confraria da Rainha Santa Isabel, um retrato, produzido à época da sua beatificação, pela oficina de Quentin de Metsys, atualmente na coleção da Gemäldegalerie de Berlim, e um manuscrito iluminado (1592) – ‘Livro que fala da boa vida que fez a Rainha de Portugal, D. Isabel, e de seus bons feitos e milagres em sua vida e depois da sua morte’ – integram também esta simbólica exposição.

PUBLICIDADE

publicidade

O Tesouro poderá ser visitado todas as terças feiras, das 14h00 às 18h00 e, de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00, até ao dia 2 de outubro. Durante o mês de julho serão realizadas visitas orientadas todas as quintas feiras, mediante inscrição prévia. O Museu programou igualmente dois percursos urbanos pelos espaços da Rainha, a realizar nos dias 23 e 30 de julho, com inscrições limitadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE