Vamos

Terreiro da Erva tem Árvore dos Amores

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-02-2022

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, assistiu, esta manhã, no Terreiro da Erva, à instalação da escultura “Árvore dos Amores”, da autoria de Aureliano Aguiar, que também marcou presença neste ato. A obra foi disponibilizada pelo artista para usufruto da cidade e vai marcar presença no Terreiro da Erva, enquanto houver o entendimento de ambas as partes envolvidas.

PUBLICIDADE

“A Árvore dos Amores” é da autoria do escultor Aureliano Aguiar, que é natural de Coimbra e tem exposto por todo o país e até internacionalmente. A obra hoje inaugurada – com diversos elementos alusivos ao amor – simboliza a “árvore da vida” e denota ainda a preocupação da reutilização de materiais de desperdício “que se transformam numa lindíssima obra de arte”, tal como referiu o Presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva.

A obra fica agora exposta no Terreiro da Erva, uma requalificada praça da Baixa de Coimbra, enquanto houver o entendimento do artista e da autarquia. A escultura foi disponibilizada pelo artista à cidade onde nasceu, para usufruto da cidade. A autarquia assumiu apenas os custos da colocação da referida escultura.  “Esta obra de arte já faz a diferença no Terreiro da Erva”, denotou o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

“Trazer a arte e a cultura à Baixa de Coimbra e concentrar as nossas preocupações e atenções na dignificação deste espaço” foram os objetivos, nas palavras de José Manuel Silva, que fizeram com que a obra fosse instalada no Terreiro da Erva. O presidente da autarquia garantiu ainda que esta foi apenas a primeira obra de arte instalada na Baixa, estando já em desenvolvimento outras ações semelhantes. “Todos estes pequenos passos fazem parte daquilo a que, figurativamente, chamamos de Plano Marshal para a Baixa”, concluiu José Manuel Silva.

PUBLICIDADE

Aureliano Aguiar foi reconhecido, em 1988, como um dos “novos valores da cultura”. Entre 1991 e 2006 expõe diversas obras em Portugal e na Alemanha, destacando a sua participação em eventos como a “Expo 98”, a exposição internacional, em Marienfeld, durante o Euro 2004 e a semana da cultura em Gütersloh (Europäiche Kulturwochein der Stadt Gütersloh, em 2006). Ainda durante este período instalou obras suas em espaços públicos dos municípios de Odemira, Almodôvar, Guimarães, Lousã e Águeda.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE