Primeira Página

Terras de Sicó promove projecto de valorização das aldeias do calcário e xisto

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-09-2020

A Associação de Desenvolvimento das Terras de Sicó implementou dois “trabalhos laboratoriais no terreno”  para “promover a perceção crítica do território e das aldeias de calcário” e “proporcionar o contacto com a realidade das aldeias de xisto, nomeadamente a aldeia Ferraria de São João, em Penela”.

PUBLICIDADE

O município de Ansião divulgou hoje estes projetos no Centro de Negócios, apresentados a 24 de setembro, no colóquio sobre as Terras de Sicó, por iniciativa da Associação de Desenvolvimento e dos seis municípios que a integram.

PUBLICIDADE

Em parceria com a Universidade de Coimbra, o colóquio “Descobrir, Experimentar, Conhecer e Refletir as Terras de Sicó”, debateu temas como a “valorização do território interior e a centralidade do rural, através de abordagens ao nível político, científico, administrativo e técnico”.

Inserido no projeto “De Volta ao Rural ou Como Reforçar a Coesão da Cidade Regional?”, contou com a presença de estudantes finalistas do mestrado em Reabilitação Urbana Integrada, que se propõem desenvolver um projeto assente na valorização e inovação do território de Sicó, “tanto ao nível turístico quanto da atractividade sob o ponto de vista da fixação de pessoas por via do emprego e da residência”.

PUBLICIDADE

publicidade

A investigação vai prosseguir com a participação de estudantes do mestrado Integrado em Arquitetura, em dois seminários de investigação, um intitulado “Aldeias do Calcário – Estratégia e táticas para reforçar a coesão de uma rede urbana em espaço rural”, resultante da rede criada pela Terras de Sicó, que inclui a aldeia de Granja, em Ansião; o segundo, de caráter teórico e reflexivo, sobre “Transformação das paisagens humanizadas – Desafios, paradigmas e atores”, que incidirá especialmente nos desafios do património, das alterações climáticas e da participação cívica.

O projeto visa a “sustentabilidade do território através de uma estratégia de reforço da coesão de uma rede urbana em espaço rural, nomeadamente as aldeias de calcário dos seis municípios da região de Sicó”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE