Coimbra

Terras da Chanfana com nova imagem para valorizar produtos endógenos da Lousã, Miranda, Penela e Poiares

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-09-2019
 

 

PUBLICIDADE

A Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça apresentou na terça-feira a nova imagem identitária da marca Terras da Chanfana, que abrange os municípios de Lousã, Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo e Penela.

“A partir de agora, esta nova imagem vai marcar a identidade deste território e ser utilizada em diferentes situações no sentido de marcar mais distintamente aquilo que é o projeto e o trabalho que tem sido desenvolvido”, disse à agência Lusa o presidente da Dueceira, Luís Antunes.

PUBLICIDADE

A apresentação decorreu no Restaurante D. Sesnando,  em Penela, um ano depois da marca Terras da Chanfana ter sido eleita uma das “7 Maravilhas à Mesa”, numa mesa que reúne produtos como o Licor Beirão (Lousã), mel da Serra da Lousã e queijo do Rabaçal (Penela), além da chanfana – iguaria à base de carne de cabra, assada com vinho tinto em caçoilas de barro.

A marca, já registada, pretende valorizar os recursos endógenos dos concelhos envolvidos e potenciar a chanfana, que é um prato comum aos quatro municípios.

PUBLICIDADE

publicidade

A logomarca da Terras de Chanfana assenta na cabra, “numa perspetiva de potenciarmos aquele animal como elemento identitário desta marca”, salientou Luís Antunes, que preside também ao município da Lousã.

O autarca anunciou ainda que, a breve prazo, vai ser apresentada uma candidatura ao programa Valorizar com o objetivo de reforçar a parceria que existe entre os diversos parceiros da marca.

O objetivo, salientou, passa por “criar uma dinâmica mais forte, reforçada, de apoio a algumas iniciativas já existentes para lhe criar valor acrescentado” e realizar um evento anual de grande dimensão, rotativo pelos quatro concelhos.

“Queremos criar um evento que pretende ser verdadeiramente mobilizador de todas as vontades, e que seja um polo indutor de mais visitas ao nosso território, com base na gastronomia”, frisou Luís Antunes.

Segundo do presidente da Dueceira, a realização do primeiro evento vai decorrer na Lousã, em data ainda a designar, que está dependente da candidatura ao programa Valorizar, para “captar novos públicos e reforçar a notoriedade daquilo que é a chanfana e de todos os produtos que lhe estão associados”.

Veja o vídeo do Direto NDC com intervenções de Ana Souto (coordenadora da Dueceira) e Luís Antunes (presidente da Dueceira):

+ imagens no Facebook de Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE