Portugal

Terra treme duas vezes nos Açores

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 22-03-2024

Um sismo com magnitude 2,9 na escala de Richter foi sentido ao final da manhã de hoje na ilha Terceira, nos Açores, depois de se ter registado esta madrugada um outro abalo.

PUBLICIDADE

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), um dos abalos foi sentido às 12:15 locais (13:15 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de três quilómetros a este de Serreta, na ilha Terceira.

O CIVISA refere que, de acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Serreta, Doze Ribeiras, Sta. Bárbara, Raminho, Altares, Cinco Ribeiras, S. Bartolomeu (concelho de Angra do Heroísmo), Biscoitos e Quatro Ribeiras (concelho de Praia da Vitória).

PUBLICIDADE

O evento foi ainda sentido com intensidade III/IV na freguesia de S. Pedro (concelho de Angra do Heroísmo)”, informa ainda.

Este evento, segundo o CIVISA, “insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022”.

PUBLICIDADE

publicidade

Já esta madrugada um outro sismo foi sentido com magnitude 2,2 na escala de Richter na ilha Terceira, inserido “na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022”.

Segundo o CIVISA, o abalo ocorreu às 04:19 locais (05:19 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a este de Serreta, ilha Terceira.

O CIVISA adiantou também que o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Serreta e Raminho (concelho de Angra do Heroísmo).

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os graus de intensidade e respetiva descrição.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, revela o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE