Primeira Página

Termas do Centro promovem jazz, poesia, carros clássicos e património a partir de domingo

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-06-2021

 “Viva Termas Centro” começa no domingo em Sangemil, Tondela, às 16h00 com “Poesia com Melodia”, por Vítor Blue, revela o consórcio Termas do Centro.

PUBLICIDADE

Neste primeiro espetáculo do ciclo das estâncias termais os espetadores assistirão à “musicalização de poemas de poetas portugueses contemporâneos”. Antes do “Poesia com Melodia”, haverá um workshop sobre alimentação saudável, realizado pela nutricionista das Termas de Sangemil, Emília Rodrigues, numa iniciativa proposta pelo município de Tondela e pelas Termas.
 
Este evento cumpre com todas as regras e sugestões em vigor da Direção-Geral da Saúde e terá participação limitada e sujeita a inscrição prévia com levantamento de bilhete, que é gratuito. Todos os lugares existentes serão sentados, sujeitos a marcação prévia, a qual deverá ser feita por reserva até 24 horas antes do dia do espetáculo. A reserva deverá ser efetuada através do email ou telefone 913 981 387. No caso de haver lugares disponíveis à hora do espetáculo, as pessoas serão convidadas a entrar, cumprindo as regras.

 O “Viva Termas Centro” desenvolve-se a partir de três eixos, que “vão levar os participantes a descobrir a rede cultural que envolve as termas, a explorar o seu território e património e a desfrutar de novas experiências.”

PUBLICIDADE

 Até ao fim do ano, estão previstas iniciativas em várias estâncias termais. No eixo “Descubra – Uma Rede Cultural”, além da ação que abre a programação, “Poesia com Melodia”, irá regressar o “Termas Centro Vintage Jazz Tour”, que alcançou muito sucesso no ano passado. Esta ação consiste em animação de rua musical com jazz, ao jeito dos anos 20.

As bandas que animarão as termas serão a Cottas Club Jazz Band, a Nineteen Seventeen Jazz Band, os Simple Hybrid Syncopators e a Mellowtone Brass Band.

PUBLICIDADE

publicidade

No eixo “Explore – O Nosso Território e Património”, estão também de volta duas iniciativas de grande êxito. São elas a “Termas Centro Classic Cars” e a “Termas Centro em Duas Rodas”. A primeira, como o nome indica, consiste em passeios de carros clássicos pelos territórios das termas, numa parceria com o Clube Escape Livre; a segunda tem o mesmo âmbito, mas com motos, numa parceria com o MedMotard – Clube Médico de Mototurismo. De assinalar que está também em curso, neste eixo de exploração, a instalação de uma rede de geocaching, que permite a descoberta do património natural e cultural envolvente das termas.

O eixo “Desfrute – Novas Experiências” vai apresentar este ano, em cada um dos territórios das estâncias termais, o espetáculo cultural “Arte para a Infância”, pela Companhia de Música Teatral (CMT). Dedicado ao público infanto-juvenil, este espetáculo pretende despertar as vertentes emocionais, afetivas, intelectuais, cognitivas, espirituais, sensoriais e motoras dos mais pequenos.

A rede Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro – é um projeto cofinanciado pelos programas operacionais Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos).

Um total de 20 estâncias termais da região Centro integram o consórcio, representando 60 por cento do mercado nacional: Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Termas do Bicanho, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas da Piedade, Termas de Sangemil, Termas de São Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, Termas de Vale da Mó e Termas do Vimeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE