Coimbra

Teresa Portugal apresenta novo livro de Casimiro Simões. Obra é dedicada a António Arnaut e Louzã Henriques

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-10-2019

O novo livro de Casimiro Simões, especialmente dedicado a António Arnaut e Louzã Henriques, falecidos em 2018 e 2019, abre com um poema do cantor José Mário Branco e tem prefácio de Teresa Alegre Portugal.

PUBLICIDADE

“Pessoas, Pensamentos e Palavras”, título abreviado, ironicamente, para PPP, vai ser apresentado por Teresa Portugal, no próximo dia 26 de outubro, sábado, às 15:00, durante um programa cultural na Filarmónica Lousanense, com que o jornalista assinala também o seu 60º aniversário.

Nascido em 26 de outubro de 1959, no Casal dos Rios, concelho da Lousã, Casimiro Simões está a completar igualmente 30 anos de exercício da profissão ao serviço da Agência Lusa na Região Centro.

PUBLICIDADE

A socialista Teresa Portugal, que foi deputada e vereadora da Cultura na Câmara de Coimbra, usa da palavra numa sessão em que também intervêm o autor e o bibliotecário Carlos Marta Ferreira, antigo companheiro de Casimiro no Liceu da Lousã.

A iniciativa compreende ainda um momento musical com Manuel Rocha e Luís Garção, membros da Brigada Victor Jara, além de João Queirós e Ramiro Simões.

PUBLICIDADE

publicidade

Com esta PPP, que inclui 70 textos, entre crónicas, contos, outras ficções e ainda um poema alusivo aos 45 anos do 25 de Abril, o antigo diretor do jornal Trevim evoca dezenas de figuras, públicas e menos conhecidas, maioritariamente ligadas a Coimbra, Lousã, Penela, Miranda do Corvo e Castanheira de Pera.

As personagens centrais da coletânea são o advogado e escritor António Arnaut, oriundo de Penela, que há 40 anos foi o principal obreiro do Serviço Nacional de Saúde, e o médico e etnólogo Manuel Louzã Henriques, natural da Serra da Lousã, impulsionador do Museu Etnográfico da Lousã.

Contudo, Casimiro Simões rende homenagem a um conjunto mais vasto e diversificado de pessoas, como o ensaiador de ranchos João Arranca, o jornalista João Mesquita, os antigos provedor do INATEL e delegado desta instituição em Coimbra, Kalidás Barreto e João Fernandes, o bancário Fernando Velez, o eurodeputado do PS Fausto Correia, o antigo diretor do jornal Mirante Augusto Paulo, os advogados Alberto Vilaça e Luís Carlos Silva, o catedrático de Direito Orlando de Carvalho e o cantor José Afonso, nascido há 90 anos.

Amigo do autor de “Grândola, Vila Morena”, que teria feito 90 anos em 2 de agosto, José Mário Branco, com o poema “Mudar de vida”, associa-se à iniciativa de distinguir, entre outros, dois companheiros da cadeia.

O compositor conheceu Louzã Henriques e Carlos de Almeida há mais de 50 anos, quando os três estavam presos pela sua atividade empenhada contra a ditadura de Salazar.

São ainda recordados, alguns a título póstumo, os tocadores de concertina e harmónica Manuel Serra e Joaquim Henriques “Amante”, o estivador Adriano Nunes, o sapateiro Juvenal Pinto, os luso-brasileiros Ti Zé Joana, padre Miguel Lencastre, António César Fernandes, Miguel dos Pregos e os sobrinhos deste empresário, Nelson e Teresinha, o antigo emigrante nos Estados Unidos Américo Carapinha, o antifascista Manuel Ramalho Gantes, a professora Palmira Sales e seu irmão, o carteiro e músico José Adelino, além dos pais e dois irmãos mais velhos do escritor: Joaquim e Maria da Conceição, José Augusto e Augusto Simões.

“Pessoas, Pensamentos e Palavras” é uma seleção de histórias reais e várias de ficção, entre inéditas e já editadas em livros e outras publicações, com destaque para os jornais Campeão das Províncias, Diário As Beiras, Notícias de Coimbra, Trevim e o extinto Jornal de Coimbra.

Há textos sobre a atualidade política internacional, com os quais Casimiro Simões satiriza, por exemplo, a relação do Reino Unido com Portugal e a União Europeia, a situação no Brasil e nos Estados Unidos da América, com a ascensão de Bolsonaro e Trump ao poder.

A capa, concebida pela jovem artista gráfica Mariana Domingos, da Lousã, conta com contributos na fotografia da grega Georgia Bounia e dos portugueses Luís Garção e Fernando Moura.

A Companhia Marimbondo e Maria Estátua promovem a animação no exterior da sala de ensaios da Filarmónica Lousanense.

O programa inclui uma breve leitura de textos e encerra com um “Beirão de Honra”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE