Portugal

Terceira treme, treme, treme…

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 11-04-2024

 Dois sismos de magnitude 2,8 e 2,1 na escala de Richter foram sentidos hoje na ilha Terceira, grupo central do arquipélago dos Açores, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

PUBLICIDADE

Os eventos foram registados às 15:22 locais (16:22 em Lisboa), tendo o primeiro, de magnitude de 2,1 (Richter), tido epicentro a cerca de quatro quilómetros da Serreta, freguesia do concelho de Angra do Heroísmo. 

O segundo abalo teve uma magnitude de 2,8 (Richter) e epicentro a três quilómetros da Serreta.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o CIVISA, os sismos foram sentidos com a intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Serreta, Doze Ribeiras, Santa Bárbara e Raminho (concelho de Angra do Heroísmo).

PUBLICIDADE

Os eventos “inserem-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022”, assinala o CIVISA, que destaca que irá “continuar a acompanhar o evoluir da situação”.

Às 23:53 locais de quarta-feira já tinha sido registado um outro sismo na ilha, com magnitude 2,1 (Richter) e epicentro a cerca de 2 quilómetros das Doze Ribeiras, Angra do Heroísmo.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade II, considerada muito fraca, o abalo é sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE