Mundo

Tensão na Guiné. Tiros de armas ligeiras e pesadas ouvidos em Bissau

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 01-12-2023

 Tiros de armas ligeiras e pesadas voltaram a ser ouvidos em Bissau desde as 07:00 desta manhã (mesma hora em Lisboa), depois de ao início da madrugada a capital da Guiné-Bissau ter sido surpreendida por disparos.

PUBLICIDADE

Os tiros ecoam por toda a cidade de Bissau e partem das imediações do quartel no bairro de Luanda e de outras instalações da Guarda Nacional, de acordo com os relatos que vão chegando à Lusa.

A zona dos bairros mais próximos dos disparos, como Santa Luzia, Luanda, Empantcha está sem movimentos de viaturas e pessoas.

PUBLICIDADE

Fontes militares afirmam tratar-se de confrontos entre elementos da Guarda Nacional e forças do Batalhão do Palácio presidencial.

As mesmas fontes indicaram à Lusa que o Estado-Maior das Forças Armadas instruiu a Polícia Militar para parar os combates, que se iniciaram por volta da uma da manhã.

PUBLICIDADE

publicidade

Os confrontos ocorrem numa altura em que o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, Biague Na Ntan, se encontra fora do país.

Os tiros acontecem na sequência de tensões vividas durante toda a noite de quinta-feira, depois de o Ministério Público ter decretado a prisão preventiva do ministro das Finanças, Sulemaine Seide, e do secretário de Estado do tesouro, António Monteiro.

Os dois membros do Governo foram levados para a sede da Polícia Judiciária, de onde terão sido retirados das celas por elementos da Guarda Nacional, segundo indicaram à Lusa várias testemunhas.

Os governantes estão a ser investigados no âmbito de um pagamento de seis mil milhões de francos CFA (cerca de 10 milhões de dólares) a 11 empresários, através de um crédito a um banco comercial de Bissau.

A oposição, que denunciou o caso no parlamento, defende tratar-se de crime prevaricação e desrespeito por normas orçamentais, imputado ao Ministro da Economia e Finanças, entretanto, ouvido na passada segunda-feira no parlamento.

Naquela instância, Suleimane Seidi confirmou a solicitação do crédito, defendeu que todo o processo obedeceu à legalidade e reafirmou ser um procedimento normal entre os Governos da Guiné-Bissau.

Logo após a denúncia do caso, o Ministério Público efetuou buscas e apreendeu documentos no Ministério da Economia e Finanças e ainda no banco que concedeu o crédito para o pagamento aos empresários.

Vários dirigentes do Ministério da Economia e Finanças já foram ouvidos desde a semana passada e hoje os dois principais responsáveis da instituição foram detidos.

Suleimane Seidi e António Monteiro são dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que lidera a coligação PAI -Terra Ranka, no Governo, juntamente com o Partido da Renovação Social (PRS), Partido dos Trabalhadores da Guiné (PTG) e mais cinco pequenas formações políticas.

O Madem G15 e a Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU – PDGB) são os únicos da oposição no parlamento.

A detenção do titular da pasta das Finanças ocorreu no dia em que o Conselho de Ministro aprovou a proposta de Orçamento Geral do Estado, para 2024, agendado para discussão e votação na sessão plenária da Assembleia Nacional Popular, que decorre até 27 de dezembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE