Desporto

Tenista da Académica Dominika Górecká sagrou-se vice-campeã do mundo

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-11-2019

 

PUBLICIDADE

Realizou-se de 27 de Outubro a 03 de Novembro em Miami Beach ( Florida – EUA ), o Campeonato do Mundo de veteranos, nos escalões de 35, 40 e 45 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Dominika Górecká, fez história ao sagrar-se vice-campeã do Mundo em singulares ( medalha de prata ), apenas derrotada pela Eslovena Barbara Mulej em dois sets por 6-0, e 6-1, tendo ainda disputado as meias finais em pares mistos ao lado do Austríaco Thiemo Maier , que lhe valeu uma medalha de bronze, e os quartos de final em pares femininos ao lado da Francesa Angelique Grandserre 

Radicada em Coimbra desde 1999, Dominika Górecká, nasceu na cidade de Karviná, República Checa, no dia 2 de Agosto de 1974. 

PUBLICIDADE

Praticante de ténis desde os 6 anos de idade, Gorecká teve como melhores rankings da carreira a posição 366 do ranking de singulares ITF, quando tinha 18 anos, e pares conseguiu atingir a posição 242, em Dezembro de 1993, na altura com 19 anos. Representa a Associação Académica de Coimbra, e ocupa a 5ª posição do ranking nacional de veteranos no escalão de 45 anos.

O ano de 2019 está a ser marcante para esta checa, que para além de ter conseguido a naturalização, desígnio muito desejado por Dominika, conquistou de forma brilhante três títulos Nacionais no passado mês de Outubro ( singulares, pares femininos com Susana Marques, e pares mistos ao lado de António Moreira ), no último Campeonato de veteranos, tarefa só ao alcance de jogadores de grande qualidade.

A chamada a selecção Nacional do escalão de 45 anos, é o maior reconhecimento desportivo que Dominika teve até hoje em Portugal.

A atleta da  Associação Académica de Coimbra, teve uma participação neste Mundial de grande nível, tendo obtido o melhor resultado de todos os jogadores da comitiva portuguesa na prova de singulares, pares e pares mistos, isto para além de ter ajudando a selecção Nacional de 45 anos, a obter um honroso 11º lugar , na prova de equipas neste escalão, designada por Margaret Tennis Cup.

Com um percurso notável até á final de singulares Dominika deixou pelo caminho jogadoras de grande qualidade, tendo inclusive obtido um excelente triunfo, nos quartos de final, frente à cabeça de série nº 5 a Eslovena Patricia Rogulski em três partidas, por 3-6, 6-3, e 6-1

Após a conclusão deste Mundial, e já em Coimbra Dominika Gorecká, fez o seguinte balanço da sua participação, afirmando que “o Campeonato do Mundo foi uma experiencia incrível. Tenho que admitir que não esperava ir tão longe, pois já sabia que o nível nestes campeonatos é bastante elevado, tendo muitas jogadoras ex-profissionais do circuito profissional ITF e/ou WTA”

Conseguir ser vice-campeã do mundo nesta concorrência forte significa imenso para mim, juntamente com o facto de ter conseguido ir subindo o meu nível de jogo do dia para o dia até à final. Já não jogava a este ritmo há muitos anos (desde os tempos de profissional) e foi uma agradável surpresa conseguir unir/conciliar da melhor maneira a parte física, técnica e mental como nos ‘bons velhos tempos’ do circuito profissional de modo a conseguir a melhor performance nos momentos mais importantes do torneio, acrescentou a  tenista.

Com esta brilhante prestação a atleta da AAC, somou nas duas semanas de competição em Miami, 1300 pontos, sendo 1100 na prova individual e os restantes 200 na prova de equipas, passando a figurar na 23º posição do ranking internacional ITF em singulares, e com os 550 pontos obtidos na prova de pares passou a ser a número 68º do ranking desta variante. Também em pares mistos conquistado 800 pontos, passou a ser a actual nº 18 do mundo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE