Saúde

Tenha em atenção a este sintoma nas mãos que pode indicar Alzheimer

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 21-03-2023

Devemos estar atentos a todos os sinais que o nosso corpo manifesta, pois pode querer dizer-nos alguma coisa. Movimentos espasmódicos rápidos de um músculo ou grupo muscular podem ser um sintoma precoce de Alzheimer.

PUBLICIDADE

Esta doença é neurodegenerativa e causa perda de memória e declínio cognitivo progressivos, perturbações da linguagem e até dificuldade em realizar tarefas como pagar contas e lidar com o dinheiro. 

Uma publicação médica Tremor and Other Hyperkinetic Movements, citada pelo Daily Express, sugeriu que este sintoma, designado mioclonia, pode ser uma “manifestação clínica comum da doença de Alzheimer”. “A mioclonia é mais comumente vista na doença de Alzheimer de início precoce e rápida progressão. A sua prevalência pode atingir os 75%.”

PUBLICIDADE

publicidade

Já em 2011, um artigo publicado na revista Neurology já havia referido que “a maioria dos sinais motores ocorrem frequentemente e progridem rapidamente na doença de Alzheimer”.

O Science Direct afirma que alguns destes sintomas podem desenvolver-se “antes de um declínio da função cognitiva”, acrescentando que transtornos motores nas mãos são mais frequentes na demência moderada a grave. Ou seja, as pessoas com demência grave são mais propensas a apresentar incapacidade de executar tarefas que requerem destreza nas mãos

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE