Mundo

Temu enganou-me? 40€ de compras viraram 618€ de pesadelo

Notícias de Coimbra | 42 minutos atrás em 14-09-2025

Uma consumidora italiana residente em Roma viu-se confrontada com uma situação inesperada após encomendar online artigos de uso quotidiano.

A compra, realizada na plataforma Temu e no valor de pouco mais de 40 euros, incluía balões, esponjas de cozinha, um fato de banho, uma t-shirt e ganchos infantis.

No entanto, os produtos nunca chegaram e, no final de agosto, a cliente recebeu uma notificação da Agência das Alfândegas de Itália, informando que os artigos tinham sido confiscados e que lhe tinha sido aplicada uma multa de 618 euros.

PUBLICIDADE

Uma inspeção alfandegária revelou que alguns itens — nomeadamente a t-shirt com motivos do filme Monsters, Inc. e os ganchos inspirados em Inside Out — apresentavam indícios de contrafação. Para confirmar a autenticidade, a agência recorreu a uma perícia técnica da Disney Enterprises Inc., que concluiu tratar-se de imitações.

Com base neste relatório, as autoridades consideraram a consumidora como importadora responsável, aplicando-lhe a sanção prevista na legislação italiana sobre violação de direitos de autor e de propriedade industrial,, lê-se no site ZAP.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE