Portugal

Tempo de verão, mar de inverno: Autoridade Marítima reitera conselhos

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 12-04-2024

Imagem: Depositphotos.com

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) reiterou hoje os comportamentos de segurança que devem ser adotados nas praias e zonas costeiras face à previsão de um aumento das temperaturas no fim de semana.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a AMN aconselha a vigilância permanente das crianças, que devem estar “sempre próximas de um adulto”, classificando como comportamentos de risco a aproximação da água, caminhar na areia molhada e virar costas ao mar sem uma distância de segurança, para evitar “ser surpreendido por uma onda”.

A entidade, responsável pela coordenação das atividades, de âmbito nacional, a executar pela Marinha e pela Direção-Geral da Autoridade Marítima, insiste que nesta altura do ano o mar continua a representar “um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima”, que criam “zonas de fundões, declives acentuados e maior ocorrência de agueiros”, a “maior causa de morte por afogamento nas praias portuguesas”.

PUBLICIDADE

A AMN alerta igualmente para o facto de “a esmagadora maioria das praias portuguesas” ainda não estar a ser vigiada, pelo que “a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada”.

“Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112”, adianta no comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que a partir de quinta-feira as temperaturas estariam “bastante acima da média para época do ano”, com máximas entre os 25 e os 27 graus, podendo atingir os 30 graus em alguns locais do continente.

“Vamos ter a imposição de uma corrente de leste que vai trazer a circulação de ar tropical, afetando Portugal continental. Estão previstas temperaturas acima da média, superiores a 10 graus, com exceção do Algarve”, declarou à agência Lusa na terça-feira a meteorologista Maria João Frada.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE