Universidade

Tempo de encontro(s) nos 725 anos da Universidade Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-08-2014

UC 725 Anos: Tempo de encontro(s)” é o tema da XVII SEMANA CULTURAL da  Universidade de Coimbra (UC), a decorrer entre 1 de março e 1 de maio de 2015.

PUBLICIDADE

Segundo a Vice-reitora da Cultura e Comunicação, Clara Almeida Santos, «pretendemos promover o encontro, com a história da própria Universidade, num presente que se ocupa do passado para projetar o futuro. O encontro do passado com o futuro tem, assim, espaço marcado ao longo de 2015, em especial durante a XVII Semana Cultural, que acontecerá entre 1 de março e 1 de maio».

«Um encontro pode ser um jogo, uma partida, mas também o maciço em que se apoiam os arcos de uma ponte. Encontrar é achar. Encontrar é ser da mesma opinião mas também pode ser confrontar. Uma palavra cujo sentido as preposições mudam radicalmente: “ir ao encontro de” é exatamente o contrário de “ir de encontro a”», ilustra a Vice-reitora da UC.

PUBLICIDADE

O encontro será também o mote para comemorar com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa os 40 anos de independência, valorizando o património comum e destacando as singularidades distintivas.

«Além do tempo olhamos também para o espaço, realidades indissociáveis. E porque o tempo, na escala intergaláctica, se mede em anos-luz, juntamo-nos à UNESCO que consagra 2015 como Ano Internacional da Luz», conclui a vice-reitora.

PUBLICIDADE

publicidade

À semelhança de edições anteriores, encontram-se abertas candidaturas para apresentação de projetos à  Semana Cultural, até 21 de setembro, através do formulário disponível em https://surveys.uc.pt/index.php/994379/lang-pt. Serão valorizadas as propostas que promovam parcerias entre entidades ligadas à UC e entidades externas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE