Autárquicas

“Tempo de Antena” NDC “marcou a agenda” dos candidatos a Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-09-2021

Numa iniciativa inédita, o www.noticiasdecoimbra.pt –  Notícias de Coimbra (NDC) ofereceu “tempo de antena” aos oito partidos, coligações e grupo de cidadãos que concorrem às eleições autárquicas de 26 de setembro no Município de Coimbra.

PUBLICIDADE

Entre 13 e  24 de setembro, de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 11:00, nos Paços do Concelho e na Redação, dezenas de candidatos de todas as forças políticas tiveram tempo e antena no NDC.

A emissão em direto (áudio e vídeo) foi transmitida no Facebook e no site do  Notícias de Coimbra e acabou por “marcar a agenda” dos concorrentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Cada candidatura teve direito a cinco minutos por dia e o conteúdo da exclusiva responsabilidade dos intervenientes ainda pode ser visto nas plataformas NDC.

Com esta ação, simples e direta, o NDC colocou os concorrentes nos desktops, smartphones e tablets de todos os conimbricenses, facilitando o contacto entre candidatos e eleitores em tempos de pandemia.

PUBLICIDADE

O jornal aproveitou para chamar a atenção dos partidos políticos para o facto da legislação sobre o denominado direito de antena, apenas disponível em rádios locais, não ter acompanhado a evolução do país e do mundo, ignorando que o universo da comunicação social é cada vez mais multimédia.

De acordo com a legislação em vigor, têm direito a tempo de antena para as autarquias locais os  partidos políticos, as coligações e grupos de cidadãos que concorram à eleição de ambos os órgãos municipais (Câmara e Assembleia Municipal).

Os tempos de antena são transmitidos pelas estações de radiodifusão sonora local (de programas generalistas e temáticos informativos), com sede na área territorial do respectivo município.

O operador Rádio Universidade é o único que está habilitado a transmitir “tempo de antena” no concelho de Coimbra, uma vez que os outros dois alvarás atribuídos a este município são meros retransmissores das lisboetas Mega Hits e M80.

Em 7 dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra não existe radiodifusão local.

O Notícias de Coimbra (NDC) completa 8 anos como líder de audiências na região de Coimbra.

O NDC é o único jornal de Coimbra a integrar o top dos sites de informação mais visitados de Portugal, segundo os dados auditados pelo NetAudience da Marktest.

As estatísticas do Google Analytics, que mede o tráfego digital total, dentro e fora de Portugal, indicam que  nos últimos 12 meses o www.noticiasdecoimbra.pt foi visto por mais de 3 500 000 pessoas, que leram cerca de 18 000 000 de páginas. O jornal tem o triplo da audiência do diário da cidade classificado em segundo lugar.

O Notícias de Coimbra é o jornal da região com mais “Gostos” no Facebook e tem mais “likes” que os “concorrentes” (Diário de Coimbra, As Beiras e Campeão das Províncias) juntos! O NDC é 1º com 265 000, o Diário de Coimbra é 2º com 119 000, As Beiras é 3º com 104 000 e o Campeão das Províncias é 4º com 10 000.

Todos os indicadores dos últimos anos mostram que o Notícias de Coimbra (Site e Facebook) tem vindo a aumentar a distância que o separa dos “concorrentes” locais, periódicos que não conseguem beliscar a liderança do diário de quem “não deixa para amanhã o que pode ler na hora”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE