A tempestade extratropical que afeta o leste de Espanha, com nível de alerta vermelho (risco extremo) devido às chuvas torrenciais, já causou estragos como transbordamento de barragens, cortes de eletricidade a suspensão das aulas em Valência e Catalunha.
O “perigo extraordinário” desta tempestade, segundo a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), concentra-se na Comunidade Valenciana, onde as acumulações de água previstas podem ultrapassar os 250 ou 300 litros por metro quadrado entre hoje e a primeira metade de terça-feira, e também na Catalunha.
A Confederação Hidrográfica do Ebro alertou para a possibilidade de cheia no Barranco de Lledó, em Tarragona, devido a acumulações importantes de água na zona.
PUBLICIDADE
Também em Tarragona, as chuvas que afetam a comarca de Montsià deixaram sem fornecimento de energia elétrica em Mas de Barberans 400 assinantes, conforme informado pela companhia elétrica e publicado pela Proteção Civil na rede social X.
A área metropolitana de Valência, especialmente em l’Horta Sud – zona zero da tempestade do passado dia 29 de outubro – registou fortes tempestades esta madrugada.
A Câmara Municipal de Valência suspendeu as aulas em todos os centros educativos, as atividades desportivas organizadas pela Fundação Desportiva Municipal e as que decorrem em centros sociais (para idosos, centros de dia e centros juvenis).
Estarão hoje também encerradas as instalações desportivas municipais, as atividades da Universidade Popular, as bibliotecas municipais, os mercados extraordinários e ambulantes, e os parques, jardins e cemitérios.
A tempestade, que afeta a Comunidade Valenciana e mantém em alerta vermelho o litoral norte da província de Castellón e o litoral de Valência, deixou até agora acumulados até 151,4 litros por metro quadrado (l/m²) em Suera (Castellón), de acordo com dados da Associação Valenciana de Meteorologia (Avamet).
Também foram registadas acumulações de 134 l/m² em Aín; 116 l/m² em Tales; 105,2 l/m² em Chovar; e 104,2 l/m² em Cabanes, todos na província de Castellón.
Também na província de Castellón foram registados 102,6 l/m² em La Vall d’Uixó; 95,4 l/m2 em Artana; 94,8 em La Vall d’Alba; e 83,4 em Onda.
De acordo com dados do Sistema Automático de Informação Hidrológica (SAIH), também houve acumulações de 107 litros por metro quadrado na barragem de Onda; 104 l/m2 em Traiguera (Castellón); 64,40 em Ayora (Valência); 61,40 em Villagordo del Cabriel (Valência); ou 58,6 l/m2 em Dos Aguas (Valência).
Na cidade de Valência, de acordo com fontes municipais, houve acumulações de 20,8 l/m² no pluviómetro da Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), enquanto os pluviómetros municipais registaram 19 l/m² na Alameda; 23,50 em Benimamet; 29 no Parque de Cabecera; 30, 40 l/m2 em La Torre; 21,25 l/m2 em Mestalla; 23,50 l/m2 em Vara de Quart; ou 18,40 l/m2 em Grandes Vías.
PUBLICIDADE