A Orquestra Clásssica do Centro comemora em 2016 o seu 15º aniversário.
Esta associação tem como objetivo desde a primeira hora, desenvolver o gosto pela música que é naturalmente essencial para poder construir uma sociedade mais culta, esclarecida e exigente, uma sociedade mais bem preparada para enfrentar os desafios deste novo século.
E porque a Música é a grande embaixadora da fraternidade e da igualdade, a Orquestra Clássica do Centro tem tido a internacionalização como uma das suas prioridades de sempre. Esta traduz-se quer na escolha do seu reportório, quer nas atividades de cooperação que promove, para além das atividades artísticas entendidas como instrumentos de inclusão social e desenvolvimento das pessoas e dos povos.
PUBLICIDADE
Com Cabo Verde, um dos mais singulares países da CPLP, a OCC tem protagonizado uma verdadeira diplomacia cultural.
O seu mais recente trabalho discográfico resulta justamente da colaboração com o Ministério da Cultura de Cabo Verde. “Viagens no imaginário da Morna” (Journeys through the imaginary world of Morna)- é o título do CD inspirado em temas populares ou tradicionais como a morna ou o fado, aqui apresentados numa abordagem em termos do que se designa por música erudita pois, como diz Vieira Nery, “não há culturas puras”.
O Café Concerto que realiza no dia 19 de novembro, pelas 18:00, no Auditório Municipal da Figueira da Foz, tem como objetivo promover este trabalho discográfico e abordar o tema da interculturalidade.
“Com Cabo Verde temos construído pontes culturais que nos fazem, de facto, sentir que “mais é o que nos une do que aquilo que nos separa”, salienta Emília Martins, Directora da OCC.
O espectáculo terá convidados especiais, a projeção de um documentário que versa justamente sobre as digressões da OCC a Cabo Verde e naturalmente música, aqui interpretada por um grupo de Câmara da OCC e da soprano Carla Bernardino
Serão apresentadas obras pertencentes ao espólio universal de música clássica, incluindo naturalmente obras de Vasco Martins transcritas para quarteto de cordas.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.