Provavelmente conhece alimentos que não são bons para o coração, mas quando se trata da bexiga, é possível que não tenha considerado a ligação entre a alimentação e a urina.
Alguns alimentos e bebidas podem causar irritação na bexiga ou agravar os sintomas. Anika Ackerman , especialista em urologia, explica que “para pacientes com bexiga sensível ou bexiga hiperativa (BH), é importante perceber que a dieta pode piorar os sintomas”.
PUBLICIDADE
Café: “A cafeína do café é um diurético conhecido, o que significa que faz com que produza mais urina”, explicou Fenwa Milhouse , urologista . “Também foi observado que a cafeína aumenta a urgência de urinar, tornando mais difícil o controlo da bexiga e aumentando a probabilidade de vazamentos”.
Frutas cítricas: A acidez não é amiga da sua bexiga. As frutas cítricas são boas, mas se estiver a sofrer de algum sintoma, aí é melhor limitá-las ou reduzi-las na sua dieta.
“Toranja ou laranja, incluindo sumos, [são] frutas com alto teor de ácido”, disse F. Milhouse. “Essa acidez pode causar irritação do revestimento da bexiga e aumentar os sintomas dolorosos” .
Tomates: “Os tomates são altamente ácidos, o que pode ser um gatilho para dores na bexiga em muitos indivíduos”, disse a urologista.
O ácido do tomate afeta a urina. “ Os tomates aumentam mais a acidez da urina do que os refrigerantes e causam irritação significativa no revestimento da bexiga”, refere o médico Aleece Fosnight. Além disso, os tomates cozidos têm mais ácido do que os tomates frescos.
Carnes processadas: Reduzir a frequência de consumo de carnes processadas é recomendado por urologistas.
Alimentos picantes: “Os alimentos picantes irritam o revestimento da bexiga e causam uma exacerbação dos sintomas”, explica Ackerman.
Refrigerantes: A combinação de açúcar e cafeína pode ser uma tempestade perfeita para irritar a bexiga. Fosnight encorajou as pessoas a diminuir o consumo de refrigerantes.
Tabaco: Embora não seja um alimento nem uma bebida, fumar pode causar cancro de bexiga. O tabaco pode ser o culpado por uma infinidade de tipos desta doença. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças , o tabaco pode causar “cancro na boca, garganta, laringe, esófago, estômago, rins, pâncreas, fígado, bexiga, colo do útero, cólon e reto, e leucemia”, lê-se no HuffPost.
PUBLICIDADE