Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Telma Monteiro e Joana Ramos em 5º lugar Grand Slam Ekaterinburg 2019

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-03-2019

O Grand Slam de Ekaterinburg arrancou esta sexta-feira, 15 de março, na Rússia. Durante os três dias da prova, 358 Atletas (206 masculinos e 152 femininos) em representação de 47 países, vão pisar os tatamis russos em busca da Medalha de Ouro e dos respetivos 1000 pontos para o Ranking Mundial.

PUBLICIDADE

Neste dia inaugural, estiveram 4 Judocas Lusos em ação:

PUBLICIDADE

publicidade

Telma Monteiro (-57 kg) entrou nos tatamis como atual Campeã da prova e somou a primeira vitória contra a búlgara Ivelina Ilieva (26ª classificada do Ranking Mundial), por ‘wazari’. Nos Quartos-de-final, superou a russa Daria Mezhetskaia (vencedora da Medalha de Prata no Grand Prix de Tel Aviv deste ano) por ‘wazari’, perto dos 7 minutos de combate. A medalhada olímpica cedeu na semifinal contra a nº5 da hierarquia internacional, Christa Deguchi do Canadá, por ‘ippon’. No último encontro, em busca do pódio, defrontou Jessica Klimkait (Cabeça de serie da competição, nº4 no Ranking Mundial). Após um combate equilibrado, a canadiana conseguiu pontuar um ‘wazari’ no período de ‘ponto de ouro’ (perto dos 7 minutos). Com este resultado, Telma Monteiro termina num honroso 5º lugar.

Nos -52 kg, Joana Ramos estreou-se com uma vitória por ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’, contra a marroquina Soumiya Iraoui. Nos Quartos-de-final, não conseguiu ultrapassar nº5 do Ranking Mundial, Natalia Kuziutina (a russa venceu a edição 2018 desta prova), que alcançou o ‘ippon’ no último minuto do confronto. A Judoca Portuguesa regressou às vitórias na repescagem, eliminando a israelita Gefen Primo (Bronze no Europeu 2018), pontuando um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Na luta pelo Bronze, Joana Ramos foi obrigada a desistir após uma técnica de submissão da belga Charline Van Snick (nº6 do Mundo), terminando na5ª posição.

PUBLICIDADE

Maria Siderot (-48 kg) eliminou a brasileira Nathalia Brigida (que este ano já venceu 2 Medalhas de Bronze no Grand Slam de Dusseldorf e no Grand Prix de Tel Aviv), por ‘wazari’. Nos Oitavos-de-Final, cedeu por ‘ippon’ perante a russa Irina Dolgova (nº7 do Ranking Mundial). Com este resultado, Maria Siderot finalizou no 9º lugar.

Na categoria masculina -66 kg, Sergiu Oleinic não conseguiu superar o Vice-Campeão Asiático (2017), Yeldos Zhumakanov do Cazaquistão, sofrendo o ‘ippon’ já em período de ‘ponto de ouro’.

Portugal está presente com 7 Judocas: Maria Siderot (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg),Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg).

Os combates recomeçam amanhã, sábado, com a presença de Bárbara Timo (-70 kg), a única representante lusa em prova. As eliminatórias começam às 10h00 locais (-5h00 em Portugal Continental).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com