Vamos

Tecnologia e gastronomia marcam presença da Turismo Centro de Portugal na BTL

Notícias de Coimbra com Lusa | 16 minutos atrás em 20-02-2026

A presença da Turismo Centro de Portugal na BTL 2026 – Better Tourism Lisbon Travel Market, que decorre entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março, tem como enfoque a gastronomia e a inovação digital.

Sob o mote “Sabores ao Centro” e com destaque para a marca MOVE, a região Centro apresenta-se com uma proposta que combina inovação digital, experiências imersivas e valorização da identidade territorial, referiu aquela estrutura regional.

A participação da Turismo Centro (TPC) de Portugal na BTL atribui um papel central à tecnologia, que aposta “na experiência do visitante” no seu ‘stand’.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

“O espaço contará com dois assistentes de inteligência artificial dedicados ao ‘storytelling’ digital da região, que irão ajudar os visitantes a construir percursos personalizados e a descobrir experiências únicas no território”.

O espaço integra ainda um ‘LED wall’ suspenso com mais de 90 metros de comprimento, “um dos elementos visuais de maior escala da feira”, que disponibilizará “conteúdos em movimento e forte impacto gráfico”.

Esta estrutura cria uma “presença marcante” no recinto da feira e evidencia os “principais produtos e experiências da região”, como a história, cultura, património, desporto, estações náuticas, religião, caminhos da fé, natureza, atividades ao ar livre, saúde, bem-estar, gastronomia e vinhos.

Situado no pavilhão 1, o stand de 729 metros quadrados da TCP funcionará como um espaço “multifuncional dedicado à promoção integrada dos 100 municípios da região”.

Segundo a TCP, o projeto “Sabores ao Centro” é o “eixo estruturante desta participação, colocando a gastronomia e os vinhos no centro da comunicação da região”.

O espaço acolherá uma experiência gastronómica imersiva, que convida pequenos grupos para um percurso emocional que combina imagem, som, aromas e degustações.

Haverá um espaço de ‘showcooking’ e enoturismo, que receberá diferentes chefs de cozinha em representação das oito sub-regiões.

Com o objetivo de se afirmar como destino também no turismo ativo, no dia 26 será lançada a nova marca “MOVE Centro Portugal – The Sports Region” (“A Região do Desporto”), “que agrega os eventos-âncora de desporto da região, como são os casos do Oh Meu Deus! – Ultra Trail by UTMB, a Maratona da Europa e o MXGP Portugal 2026 – Mundial de Motocross, entre outros”.

Destaque ainda para o lançamento oficial do “WRC Vodafone Rally de Portugal 2026” no dia 25.

“A BTL é o palco privilegiado para mostrarmos que o Centro de Portugal é um destino que conjuga autenticidade com inovação. Queremos proporcionar uma experiência que inspire e que demonstre a nossa capacidade de liderar o turismo do futuro”, afirmou o presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, citado num comunicado de imprensa.

A BTL decorre de 25 de fevereiro a 01 de março, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa.