Vamos

Técnicas da APPACDM Coimbra criaram livro sobre processamento fonológico

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 22-09-2023

O livro “Dar sentido aos sons – Propostas para o treino de competências na área do processamento fonológico” foi desenvolvido por Catarina Santos e Susana Gomes, duas terapeutas da fala que desempenham funções na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) Coimbra. Por sua vez, a capa do livro foi ilustrada por Carla Martins, cliente do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão de São Silvestre da APPACDM Coimbra.

PUBLICIDADE

Na construção dos materiais que compõem esta obra, as autoras preocuparam-se em responder às necessidades que, na sua prática enquanto terapeutas da fala, costumam encontrar ao nível do processamento fonológico, tanto em crianças que frequentam a educação pré-escolar como nas que integram o ensino básico. Os materiais disponibilizados podem ser utilizados por terapeutas da fala, técnicos de intervenção precoce, educadores, professores, bem como por outros profissionais para os quais esta área possa ser considerada relevante.

Poderão ser ainda aplicados em contexto familiar, por pais ou outros familiares, com orientação técnica sempre que necessário. O processamento fonológico abrange os diferentes mecanismos que usamos na transformação/organização dos sons da fala e está, geralmente, comprometido quando existem dificuldades no desenvolvimento da linguagem e na aprendizagem da leitura e da escrita. Inclui, essencialmente, três dimensões: consciência fonológica, memória fonológica e acesso lexical.

PUBLICIDADE

O livro está disponível para envio gratuito. Para o obter, basta enviar um email .

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE