Coimbra

Teatro para todos no Festival Deniz-Jacinto em Condeixa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-01-2019

O IV Festival de Teatro Deniz-Jacinto arranca hoje, dia 18 de janeiro, em Condeixa, com a apresentação de “Circus Time”, a mais recente produção de Mimo’s Dixie Band, prosseguindo até dia 17 de fevereiro com uma programação para todos os gostos.

PUBLICIDADE

Esta quarta edição – apresentada hoje em conferência de imprensa e no Mercado Municipal com uma pequena atuação de Mimo’s Dixie Band -, decorre entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro, com uma programação eclética, com um total de quinze espetáculos, a maioria no CineTeatro de Condeixa mas também nas escolas, no Mercado Municipal e no auditório do Museu PO.RO.S.

“Uma das novidades, este ano, prende-se com a decisão de estender a programação a outros palcos de Condeixa, levando o Festival Deniz-Jacinto para mais próximo dos diferentes públicos, nomeadamente dos jovens, com a realização de alguns espetáculos nas escolas”, realça Nuno Moita da Costa, Presidente da Câmara de Condeixa.

PUBLICIDADE

O autarca acrescentou que este ano espera-se atingir os 3500 espetadores, “sem contar com as escolas, que são à volta de 1000 crianças e jovens”. O número de espetadores tem vindo sempre a crescer desde a edição inaugural, tendo sido registadas em 2018 mais de 2500 pessoas que assistiram ao evento.

A companhia ETCetera Teatro vai apresentar duas produções nas escolas de Condeixa, primeiro “Frei Luis de Sousa”, dia 25 de janeiro, e “Leandro, Rei da Helíria”, a 7 de fevereiro. No dia 31 de janeiro, o ator António Fonseca antecipa junto dos alunos a peça “Lusíadas” que levará ao palco do CineTeatro de Condeixa no dia seguinte.

PUBLICIDADE

Promovido pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, o Festival Deniz-Jacinto foi lançado em 2016 para homenagear um dos mais importantes teatrólogos portugueses, Manuel Deniz-Jacinto, nascido na vila de Condeixa a 8 de janeiro de 1915.

O espetáculo de abertura, “Circus Time”, apresenta-se como um espetáculo “inovador”, que “parte de uma linguagem única fruto da aliança entre o jazz dixieland dos anos 20, o gesto mímico, as artes circenses e a comédia, proporcionado ao público um verdadeiro espetáculo de entretenimento onde todas estas disciplinas artísticas se justapõem entre si”. Com mais de uma hora de música entrecortada por shows de malabarismo, comédia, entretenimento, em que o gesto está associado a um determinado som e sem se ouvir uma única palavra das suas bocas, os Mimo`s mostram que o silêncio é também parte fulcral do espetáculo onde muitas vezes este serve como interlocutor para uma completa perceção do espetáculo total.

O primeiro fim de semana do festival fica completo com a peça “Deves ter a mania” de Sofia Bernardo (sábado, dia 19, 21h30) e, no domingo (16h00), “A Caminho do Saber”, pela mão de AnimaTeatro, para as crianças a partir dos 3 anos.

No sábado, dia 26 de janeiro, o Teatro Amador Sardanisca leva à cena a peça “Colchetes e Alfinetes”, onde não faltarão as “alfinetadas” direcionadas ao momento político, social e económico atual. Para o público infantil está reservado, no dia seguinte (domingo, 27 de janeiro, 16 horas) o espetáculo “A Ilha Encantada”, pelo Teatro Esfera.

O primeiro fim de semana de fevereiro traz a Condeixa o ator António Fonseca para interpretar “Lusíadas – de Lisboa à Índia | ida e volta” (sexta feira, dia 1 de fevereiro, 21h30), numa viagem que chegará também às escolas, com apresentações previstas para quinta feira, dia 31 de janeiro. Segue-se “A minha avó é uma comédia” (sábado, dia 2 de fevereiro, 21h30), um espetáculo bem humorado produzido pela Cri’Art, companhia que apresenta no dia seguinte, “O Feiticeiro de Oz” (11h00 e 16h00) para crianças a partir dos 3 anos.

“Nas Fendas das Muralhas ouvem-se os Cantos de Outrora”, numa produção de Bruno A. Costa, Nuno M. Botelho e António Ataíde, com o apoio do projeto “Coimbra Região de Cultura” da Comunidade Intermunicipal (CIM) da região, chega ao palco do CineTeatro de Condeixa no dia 8 de fevereiro, pelas 21h30. Trata-se de um “espetáculo de valorização do Fado e Canção de Coimbra num diálogo performativo com intervenção teatral, explorando o conceito de invasão”.

No sábado, dia 9 de fevereiro, o palco do Festival Deniz-Jacinto transfere-se para o auditório do Museu PO.RO.S, que recebe o espetáculo “O Sítio”, da Companhia da Chanca.

“O Principezinho”, pela mão do grupo ADN de Palco, é levado à cena no domingo, dia 10 de fevereiro, às 16 horas, no CineTeatro de Condeixa.

O encerramento da quarta edição do Festival de Teatro Deniz-Jacinto estará a cargo da Oficina de Teatro de Condeixa que apresentará “Band(id)os”, um espetáculo para maiores de 12 anos, que estará em cena nos dias 16 (21h30) e 17 (16h00) de fevereiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE