Vamos

Teatro de AveLina Pérez em destaque em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-05-2022

Uma verdadeira “semana AveLina Pérez” é a proposta d’A Escola da Noite e do Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) para os próximos dias.

PUBLICIDADE

A obra e o percurso artístico da dramaturga, atriz e encenadora galega está em destaque em Coimbra até sábado, ao longo de um programa que inclui uma sessão do Clube de Leitura Teatral, uma masterclass e a apresentação no TCSB da mais recente criação do Centro Dramático Galego, “Ás oito da tarde cando morren as nais”.

O espectáculo de dança “NEON 80”, de Beatriz Dias, e a estreia nos Sábados para a Infância da contadora de histórias Miriam Ferreira completam as propostas de uma semana particularmente rica.
Refira-se que AveLina Pérez é um dos nomes mais importantes da dramaturgia e do teatro galego contemporâneos, com várias obras premiadas e um percurso marcado por espectáculos a que é impossível ficar indiferente.

PUBLICIDADE

publicidade

Em parceria com a Cena Lusófona, com o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e com o Centro Dramático Galego (CDG), A Escola da Noite oferece a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desta criadora.

Esta quarta-feira, 11 de maio, pelas 11:00, a artista dirige uma masterclass sobre o seu percurso criativo, numa sessão que contará com a presença de Fran Nuñez, director do CDG, e que servirá também para fazer a pré-apresentação do livro “Antologia de Teatro Galego (edição bilingue)”, atualmente em preparação pela Cena Lusófona.

PUBLICIDADE

No dia 14 de maio, 21:30, o palco do TCSB acolhe a apresentação da da produção: “Ás oito da tarde cando morren as nais”, recém-estreada em Santiago de Compostela, sob a direcção de Marta Pazos.
“Ás oito da tarde cando morren as nais” é apresentado em Coimbra numa sessão única. Os bilhetes custam entre 5 e 10 Euros e podem ser comprados na ticketline ou reservados pelos contactos habituais do Teatro.

Numa outra parceria com o TAGV, A Escola da Noite acolhe pela primeira vez no TCSB um espectáculo do Festival “Abril Dança em Coimbra”. “NEON 80”, de Beatriz Dias, estreou no Centro Cultural de Belém em 2021 e é apresentado em Coimbra já esta quarta-feira, 11 de Maio, às 21:30. A performance traça um labirinto “inspirado nos conceitos de cyberpunk, cyberspace, cyborgbody e video game” e enaltece “o lado marginal do ser humano, o lado da sobrevivência, da oposição às regras, da possibilidade de escolha e do lugar da liberdade do indivíduo”.

Os bilhetes para este espectáculo custam entre 5 e 7 Euros e podem também ser comprados online ou directamente no TCSB.

Em maio, o programa dedicado ao público infanto-juvenil e familiar recebe pela primeira vez Miriam Ferreira, que na Livraria do Teatro, no sábado, pelas 11:00, apresenta a sessão “Pim perlim pim pim!… mas as histórias não chegam ao fim?”, pensada para crianças a partir dos 4 anos.

A entrada para a sessão custa 5 Euros (criança + acompanhante).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE