Lazer
Teatro Amador de Cantanhede com espetáculos em Cordinhã, Febres, Casal e Ançã

O Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede de 2015 prossegue no próximo fim de semana, desta vez com quatro espetáculos, em Cordinhã, Febres, Casal (Cadima) e Ançã, cumprindo-se assim mais uma etapa do programa de revitalização da atividade teatral que a Câmara Municipal tem vindo a promover desde há 17 edições, com participação das entidades associativas que desenvolvem atividade nesta área.
O Grupo de Teatro “Cordinha d’Água”, do Rancho Folclórico Os Lavradores de Cordinhã, apresenta-se perante o público seu conterrâneo, na sede da Associação de Instrução e Recreio de Cordinhã, no sábado, 14 de fevereiro, às 21:30, com duas peças. “O que era e o que é”, escrita por Rosa Santos, remete para quadros sociais de há uns anos atrás, outros tempos que evidenciam notórias diferenças relativamente aos dias de hoje; “A menina e o Cisne”, adaptação de Olga Gomes do livro infantil homónimo de Rosa Lobato Faria, é uma alegoria sobre o triunfo do Amor como corolário da eterna luta entre o bem e o mal.
Também no sábado, às 21h30, o grupo de teatro das Pequenas Vozes de Febres estreiam no Salão Paroquial de Febres “Frozen – O Reino do Gelo”, uma fantasia encenada tirando partido do encanto que envolve as produções da Disney e da candura e a doçura da expressão vocal do coro infantil que a apresenta. O enredo centra-se nas relações de amizade e fraternidade, não descurando os escolhos, as agruras, as dificuldades e as privações e provações que é necessário ultrapassar até se alcançar a recompensa da alegria e do amor.
Para além destes espetáculos, o Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Associação Musical da Pocariça e o Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas cumprem o seu programa de itinerância em Casal de Cadima e Ançã, respetivamente, depois de terem iniciado a sua participação no XVII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede no último fim de semana com atuações nas suas comunidades de origem. Assim, o Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Associação Musical da Pocariça vai subir ao palco da sede da ACDC – Associação Cultural e Desportiva do Casal (Freguesia de Cadima), no próximo sábado, às 21h30. O espetáculo é o mesmo da estreia, designadamente “Lembranças de Dois Conterrâneos”, uma viagem pelas memórias da vida cultural e artística da Pocariça, a partir de quadros alegóricos construídos com uma narrativa que tem na base a conversa de dois insignes pocaricenses, Ausenda de Oliveira e António Fragoso, personalidades que se distinguiram pela sua intensa participação e relevo cultural.
No domingo, 15 de fevereiro, às 16h00, o Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas vai apresentar no Centro Social de Ançã as peças que preparou para a edição deste ano do certame em que estão envolvidas 14 entidades que se dedicam às artes cénicas. Em “Qual das Duas”, uma senhora solteira cria uma sobrinha que ao atingir a maioridade foi ter com os pais à América e que de visita à sua protetora a encontra envolvida num tremendo equívoco; “Pagamento da Conta” tem como personagens centrais dois vizinhos que se tornam sócios para um negócio que nem eles sabem de quê e que decidem assinalar antecipadamente a obtenção de lucros com um jantar onde, depois de comerem por quatro e beberem por oito, recusam assumir a conta. A última encenação será “Os Dois Vizinhos Boticários”, ambos surdos que nem uma porta, os quais tratam de receitar remédios um ao outro para se curarem da maleita de que padecem.