Cidade

Teatrão a ver e pensar de trás prá frente em Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 19-08-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá apreciar e votar, na reunião de segunda-feira, uma proposta para a realização de um segundo ciclo dos programas “Ver e Pensar” e “P’ros Grandes: detráspráfrente”, que a companhia O Teatrão concretizou, durante o ano letivo passado, em seis escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), seis jardins-de-infância (JI) e em 15 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

PUBLICIDADE

coimbra-medium

Um projeto na área do serviço educativo, dirigido a crianças e idosos, que, de acordo com a avaliação da companhia teatral e dos serviços municipais, foi “um trabalho muito enriquecedor”, apresentou resultados positivos e revelou-se “uma mais-valia para a dinâmica sociocultural do município”, existindo, por isso, todo o interesse na sua continuação.

PUBLICIDADE

publicidade

A proposta foi apresentada pela companhia O Teatrão à CMC, em setembro de 2015, e tinha como objetivo “criar comunidades mais participativas, ativas e informadas, combatendo as assimetrias sociais e territoriais”, lê-se no documento.

Uma aposta na área do serviço educativo, destinada a crianças e idosos, que integrava a realização de dois programas específicos: o “Ver e Pensar”, dirigido aos alunos de seis escolas do 1.º CEB e seis JI concelhios; e o “P´ros Grandes: detráspráfrente”, desenvolvido em 15 IPSS’s. O projeto foi aprovado pelo executivo municipal, que atribuiu um apoio financeiro pontual de 25.000€ ao Teatrão para a sua concretização.

PUBLICIDADE

O apoio da CMC implicava a avaliação do projeto, de forma a perceber se faria sentido a sua continuação. Essa avaliação foi realizada pela companhia O Teatrão (e entregue à autarquia no dia 12 de julho passado) e também pelos serviços municipais, que concluíram que “o protocolo foi cumprido na íntegra” e os dois programas foram devidamente realizados, envolvendo cerca de 470 crianças e 350 idosos.

“Concluímos que se tratou de um trabalho muito enriquecedor, na medida em que beneficiou dois grupos etários específicos, proporcionando uma oferta socioeducativa inovadora, com carater interativo e de grande proximidade entre os diversos intervenientes”, lê-se no documento dos serviços municipais.

No que diz respeito ao “P´ros Grandes: detráspráfrente”, os técnicos municipais defendem que o programa permitiu que os idosos estimulassem competências cognitivas, treinassem a memória e a concentração, convivessem e socializassem, contribuindo, assim, para o seu bem-estar físico e mental e diminuindo a sensação de isolamento e abandono.

Já os responsáveis das IPSS’s, cujos testemunhos foram incluídos na avaliação do Teatrão, destacam como maior benefício “a estimulação da memória e socialização” dos idosos. “O projeto detráspráfrente revelou-se de extrema importância para a autoestima dos idosos que nele participaram. Desenvolveu a memória, fez recordar momentos da sua história, promovendo o raciocínio. Foi um excelente motor de relacionamentos interpessoais, fez descobrir talentos desconhecidos. Foi, sem dúvida, uma boa aposta”, referem os responsáveis pelo Centro Paroquial de S. João do Campo. “(…) Outro ponto forte foi o facto destas sessões permitirem que os idosos socializassem e verbalizassem os seus sentimentos (…)”, salientam, por sua vez, os responsáveis do Centro de Bem Estar Social de Brasfemes.

Relativamente ao “Ver e Pensar”, mais concretamente à apresentação do espetáculo “Há Tempo para Tudo”, os serviços municipais indicam que o planeamento do projeto foi desenvolvido de forma eficaz e que houve “ótima aceitação, interesse e motivação, por parte dos alunos (…), bem como uma excelente resposta por parte dos respetivos docentes, pais e encarregados de educação que atestaram a pertinência do espetáculo para os alunos”.

Um projeto que teve a mais-valia de acontecer nos próprios estabelecimentos de ensino, não obrigando à deslocação dos alunos, e que se revelou “facilitador da aprendizagem dos conteúdos programáticos”, lê-se também no documento.

Uma avaliação positiva do projeto educativo da companhia O Teatrão, que levou os serviços municipais a proporem a continuidade destes dois programas durante o próximo ano letivo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE