Vamos

Teatrão vai apresentar “Massacre ao cemitério de Blimunda”

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 06-06-2023

Na quarta-feira, dia 7 de junho, vai ser apresentada na Oficina Municipal do Teatro “Massacre ao cemitério de Blimunda”, a nova e última performance no âmbito da segunda edição da residência NOVe – NOVos Tempos NOVas Dramaturgias.

PUBLICIDADE

Ao longo de nove minutos, Salomé leva-nos consigo até à morada final da sua mãe, Blimunda. Pelo caminho semeia vida, planta feijões e confronta-nos com a relação tumultuosa que tivera com ela, num retrato de um luto conturbado e cheio de emoções contraditórias.

Esta iniciativa parte de uma parceria entre a CEM Palcos (de Viseu) e o Teatrão, duas estruturas descentralizadas da região centro. Os trabalhos para as apresentações que decorrem na quarta-feira iniciaram-se já no passado dia 30 de maio. NOVe é um ciclo de nove residências artísticas que propõe um modus operandi muito particular: são residências que se desenvolvem ao longo de nove dias, e que culminam em nove apresentações de nove minutos para nove pessoas. Esta segunda edição do projeto é dedicada a artistas emergentes, que criam estas performances sem se conhecerem previamente. Garante-se desta forma um resultado final que, não sendo perfeitamente polido, assume um caráter de laboratório de experimentação artística. Por esta mesma razão, até à data da apresentação, não se saberá em que sítio estas performances vão decorrer, podendo ter lugar em qualquer parte da OMT. Por exemplo, nas duas edições anteriores que o Teatrão acolheu, as sessões decorreram na antecâmara da Sala de Ensaios e na Carpintaria.

PUBLICIDADE

publicidade

De momento, Maria Inês Peixoto está a preparar esta performance com base na dramaturgia de Diogo Graça Fouto, sob a direção artística de Cristóvão Cunha, Graeme Pulleyn e Lígia Soares. Além de ser encenador, ator e tradutor, Graeme Pulleyn é também o diretor da CEM Palcos, uma plataforma de criação e programação artística com uma forte vocação para trabalhos nas áreas das novas dramaturgias, da exploração de espaços não convencionais e de projetos com as comunidades que trabalha a partir de Viseu.

As apresentações de “Massacre ao cemitério de Blimunda” vão decorrer no próximo dia 7 de junho nos seguintes horários: 15:09, 15:29, 15:49, 18:09, 18:29, 18:49, 21:09, 21:29, 21:49.

PUBLICIDADE

As entradas têm um custo base de 3€, havendo um desconto de 1,5€ para estudantes, pessoas com mais de 65 anos e profissionais das artes. Os bilhetes podem ser adquiridos na OMT ou, em breve, na Ticketline.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE