Coimbra

Teatrão estreia peça sobre a relação entre avós e netos

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-11-2013

Viagem a Casa dos Meus Avós_Carlos Gomes (2)

PUBLICIDADE

A companhia “O Teatrão”, de Coimbra, vai levar à cena, a partir de quinta-feira, na Oficina Municipal do Teatro, uma peça sobre o imaginário da relação entre avós e netos, intitulada “Viagem a casa dos meus avós”.

O espetáculo percorre cantigas, brincadeiras de criança e momentos entre diferentes gerações, procurando descortinar a relação entre avós e netos em micronarrativas “que se fecham nelas próprias”, segundo Margarida Sousa, uma das intérpretes da peça.

PUBLICIDADE

A atriz explicou que o espetáculo pretende ser uma viagem ao “imaginário de cada um”, de modo a que a plateia se possa “identificar com determinados momentos e que os relacionem com aquele lado afetivo entre avós e netos”.

A relação com os avós “é sempre muito forte. É uma relação vincada pela ternura”, frisou à agência Lusa Inês Mourão, uma das responsáveis pelo espetáculo.

PUBLICIDADE

publicidade

A peça esteve a ser trabalhada desde setembro e resulta de entrevistas a avós e netos, de contos da escritora Alice Vieira, das próprias memórias dos atores que integram o elenco, assim como de dois workshops realizados em outubro, direcionados para avós e netos.

Nesses workshops, os avós contaram aquilo de que mais gostavam de fazer com os netos e, no topo das preferências, continua “a vontade de contar histórias”, informou Inês Mourão.

“Os netos também gostam de as ouvir”, apesar de na peça a oralidade pouco surgir, havendo uma componente mais “física”, de modo a facilitar a linguagem para o público infantil, numa plateia que se quer com filhos, pais e avós.

O espetáculo vai estar em cena até 28 de dezembro, e o elenco, além de Margarida Sousa, conta com Nuno Carvalho e Ana Bárbara Queirós.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE