Vamos

Teatrão e Inatel apoiam nova criação do Grupo de Teatro de Sobral de Ceira

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 04-07-2023

No dia 8 de julho, pelas 21:30, o Grupo de Teatro de Sobral de Ceira (GTSC) estreia em sessão única “A Caminho”, uma produção no âmbito do projeto Aluvião, parceria que juntou Teatrão e Fundação Inatel a várias companhias amadoras da região do Mondego. O espetáculo tem texto original de Beatriz Melo, apoio à encenação de Isabel Craveiro e decorre no Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira.

PUBLICIDADE

“A Caminho” coloca em palco uma companhia de atores e saltimbancos que segue caminho numa estrada com alguns buracos e encruzilhadas. Com alguns desafios e uma boa dose de obstáculos, procuram o sentido de ainda continuarem a fazer teatro. Existe quem hesite, existe quem duvide mas há sempre quem persista. Ao longo deste caminho trágico-cómico, este grupo vai procurando as suas respostas.

É uma peça que tem como base a vida do GTSC, mas que nos apresenta uma história que é transversal às vidas de todas as companhias de teatro e que explora a coragem de seguir em frente. Como conta a dramaturga: “Depois de tempos turbulentos assentes em pandemias e dúvidas surgiu o convite de escrever um texto sobre uma Companhia de Teatro Amador que eu já conhecia de feiras medievais e colaborações que tinham feito com o Teatrão. Seria um texto para eles e sobre eles. Ao entrar nesta aventura não suspeitava que ia lidar com mais de 45 anos de história, de uma companhia que tinha começado a dar passos pequeninos e que rapidamente tinha crescido e criado raízes em Sobral Ceira. Nas peças que apresentaram, nas histórias que comigo partilharam deliciei-me com a força que este grupo de mulheres e homens demonstram e demonstraram quando lhes tiraram o chão construíram um novo teto, quando lhes tiraram a força uniram-se ainda mais. Foi um trabalho de escuta, de escrever ao som de histórias, rodeada de livros e material que comigo partilharam. Foi um trabalho de criação de personagens inspirado por muito do que eles são. Vivem de deixar na lembrança tradições e histórias do passado e este texto foi uma forma de mostrar quão para as curvas está a carroça e que muitos caminhos ainda estarão para vir no futuro. Foi uma honra ser contagiada por este amor ao teatro e por esta vontade de fazer acontecer.”

PUBLICIDADE

O projeto Aluvião, onde se insere “A Caminho”, nasce no seio do Projeto Pedagógico do Teatrão, e junta a companhia de teatro à Fundação Inatel. Aluvião teve início em 2019, mas surge no seguimento de um trabalho que o Teatrão já tinha vindo a desenvolver junto das estruturas amadoras desde 2008 quer em projetos de formação quer em teatro de comunidade.

A parceria com a Fundação Inatel, com larga tradição no apoio ao teatro amador, surge num momento de reestruturação da fundação e da sua presença na região. É um programa de apoio à criação, formação e acompanhamento das companhias amadoras do Mondego que pretende aprofundar a relação com as estruturas amadoras de teatro da região, contribuindo para a sua renovação e evolução dos seus processos de trabalho.

PUBLICIDADE

publicidade

Através deste trabalho, Aluvião pretende também criar sinergias entre os grupos de teatro do Mondego para potenciar as suas capacidades de produção e de formação. No entanto, como grande parte do trabalho que decorria nessa altura, foi altamente abalado pelo impacto da pandemia COVD-19 e, por isso, só agora volta a apresentar-se trabalho no seu âmbito.

A entrada para o espetáculo é livre, sujeita a reserva através de 963 154 393 e 968 754 957. “A Caminho” está indicado para maiores de 6 anos e tem uma duração aproximada de 90 minutos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE