Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Teatrão de Coimbra recebe companhia Teatro Valacar

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 26-03-2022

No primeiro fim-de-semana de abril, o Teatrão acolhe na OMT a companhia de teatro galega, Teatro Valacar.

PUBLICIDADE

Esta companhia, oriunda de La Coruña, é a primeira companhia de teatro da Galiza com um elenco de atores cegos e de baixa visão, e uma das mais importantes de Espanha. A sua atividade iniciou-se há cerca de trinta anos, com participações regulares em festivais e outras atividades de teatro em Espanha, mas também pela Europa. Premiada por diversas ocasiões, Teatro Valacar tem-se assumido como uma forte instituição na área da inclusão artística, trabalhando com enfoque na integração de pessoas cegas e de baixa visão na sociedade através da cultura e das artes cénicas.

Pela primeira vez em Coimbra, a companhia Teatro Valacar apresenta-se dias 2 e 3 de abril na OMT com um espectáculo e uma oficina de teatro. No dia 2 de abril, sábado, pelas 21:30, é apresentado o espetáculo «Ataque preventivo» de Juan Pablo Heras, com encenação de Pedro Rubín, uma trama que explora a forma como o medo se pode apoderar da vida de cada um. Este será um espetáculo com audiodescrição e legendagem (áudio e escrita), cujos bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira da OMT ou através da Ticketline.

PUBLICIDADE

publicidade

Mas a vinda do Teatro Valacar não se fica apenas pela apresentação deste espetáculo, incluindo ainda uma oficina de formação teatral – Teatro de Emergência. Esta oficina que acontece no domingo, dia 3 de abril entre as 10:00 e as 13:00, será orientada por Pedro Rubín, encenador, psicólogo e coach de intérpretes artísticos. A oficina tem um custo de 5€ e é destinada a todas as pessoas, maiores de 18 anos, com interesse em interpretação teatral.

Este acolhimento insere-se no projeto A MEU VER do Teatrão, o qual visa criar parcerias internacionais com coletivos teatrais associados à Organização Nacional de Cegos de Espanha (ONCE). A Meu ver, em colaboração com a ACAPO-Coimbra, é um projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change.

PUBLICIDADE

Para mais informações, reservas para o espetáculo e inscrições na oficina através dos contactos 239 714 013, 912 511 302 ou info@oteatrao.com.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com