Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Teatrão apresenta no dia 3 de julho o conto “Primeiro Amor” de Samuel Beckett

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-06-2021
O Teatrão prepara-se para acolher Primeiro Amor, um conto de Samuel Beckett, Prémio Nobel da Literatura. O espetáculo, em digressão nacional desde dia 25 de junho, passa pela Oficina Municipal de Teatro (OMT) a 3 de julho, às 21h30. Em palco, Pedro Diogo interpreta um homem solitário que, entre a melancolia e a comédia, despe as desventuras sobre as vivências do seu primeiro amor.
“Esta é uma das obras mais singulares da prosa narrativa do século XX. Escrita em 1946 e apenas publicada em 1970, em França, dá voz ao modelo de narrador-protagonista que atravessará a obra de Beckett: errante, solitário, materialmente sem teto e espiritualmente sem pátria.
Como o título sugere, a memória e o desejo combinam-se na história do encontro entre o narrador e a prostituta Lulu, depois rebatizada Anne. Mas o amor aqui nada tem de primaveril.
Os seus meandros e contornos, longe de idílicos, são fisicamente grotescos, emocionalmente perturbadores. Imbuído de firme disposição analítica, voluntária ou involuntariamente irónica, o narrador examina todos os momentos (a aproximação, a reunião, a separação) de sua mal sucedida batalha contra o tumulto passageiro e indesejável que Lulu provoca numa rotina descolorida e sem laços. Vagueando pelas ruas durante os dias, passando as noites, junto a um canal, num banco de praça abrigado do vento, está mais à vontade do que na casa atulhada de móveis da namorada. O primeiro amor passa, mas não as suas cicatrizes”, explica a organização.
 
“Foi nesta vacaria, cheia de bostas secas e ocas que se desfaziam com um suspiro quando lhes espetava o dedo, que pela primeira vez na minha vida, e diria de bom grado a última se não tivesses de poupar no cianeto, tive de me defender de um sentimento que pouco a pouco assumiu, para meu infortúnio, o terrível nome de amor.”
 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com