Vamos

Teatrão apresenta “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos”. É para toda a família!

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 27-05-2024

No dia 30 de maio, às 17:00, a nova criação para toda a família do Teatrão vai a cena pela primeira vez para público geral na Oficina Municipal do Teatro (OMT). “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos” foi criada a partir da obra do escritor brasileiro Manoel de Barros, em coprodução com o Centro Escolar da Quinta das Flores.

PUBLICIDADE

 O espetáculo estreou a 5 de março e, ao longo de um mês, andou por doze escolas e jardins de infância do Município de Coimbra, antes de fazer agora temporada na OMT.

Nesta nova criação, partimos do universo poético para crianças de Manoel de Barros. Ao longo de cerca de 40 minutos, dois intérpretes exploram elementos e vestem figuras de quatro poemas do autor: “O menino que carregava água na peneira”, “O apanhador de desperdícios”, “Bernardo é quase uma árvore” e um excerto de “A menina avoada (para Martha)”.

PUBLICIDADE

Em “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos”, o corpo é o ponto de partida para a criação de espaços e personagens, progredindo conforme os seus elementos e ações, que transcendem para o poético e entram em contato com o eu, convidando todos a deixar-se levar da forma mais genuína possível pelas aventuras propostas.

O processo criativo constituiu em desafiar os limites do real e o imaginário desafiando as conceções comuns do valioso, belo e útil. Concebemos vozes, cenários, espaços, situações e corpos que projetem as sensações das situações descritas pelos poemas de Manoel de Barros, oscilando entre o objetivo e o subjetivo. Desperdícios, desimportâncias, despropósitos ou desheróis são palavras do poeta que nos inspiram a olhar o mundo com a esperança da construção de futuros melhores.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Além da data de estreia, “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos” terá outras duas sessões na OMT. No dia 1 de junho às 17h – Dia Mundial da Criança – o espetáculo sobe ao palco e, nesta data, 50% da bilheteira irá reverter para a Calioásis, uma associação de apoio a famílias afetadas pelo cancro pediátrico, com sede em Aveiro e gabinete técnico no Hospital Pediátrico de Coimbra. A data final ocorre no dia 9 de junho às 11h.

Os bilhetes custam entre 4€ e 10€ estão disponíveis para compra na OMT ou aqui

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE