Vamos

Teatrão apresenta espetáculo “Sítio” da Companhia da Chanca

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-09-2021

A Oficina Municipal de Teatro (OMT) – Teatrão, em Coimbra, acolhe o espetáculo “Sítio” da Companhia da Chanca, no dia 2 de outubro de 2021, pelas 17:00.

PUBLICIDADE

A Companhia da Chanca é uma companhia de teatro profissional fundada em 2015 por dois artistas lisboetas que decidem deslocalizar a sua atividade para o interior de Portugal. Esta mudança do contexto sócio cultural onde a Companhia está sediada reflete-se nas suas criações e na sua atividade cidadã, que revelam a preocupação em entregar a um público diversificado (em idade, língua, cultura e maturidade enquanto público) obras de arte contemporânea e experiências artísticas e culturais democráticas. A Companhia da Chanca é uma estrutura de criação e produção de espetáculos e projetos artísticos em estreita relação com a comunidade, o território e os seus recursos, um lugar-reflexo feito de liberdade e beleza para pensar os caminhos da ruralidade.

O Teatrão apresenta a sinopse de o “Sítio”. “Um casal de idosos que vive numa aldeia no interior de Portugal recebe um postal anunciando o nascimento do seu neto. Os dois decidem juntar numa encomenda algumas prendas para enviar para o neto que está no estrangeiro e partem numa longa caminhada. Com o embrulho debaixo do braço e uma doce fúria de viver, eles vão experimentar uma série de pequenas e ternas aventuras, partilhar memórias e até apagar um incêndio. No final da epopeia, conseguem chegar… à estação de correios da vila mais próxima! Espetáculo de teatro físico, sem texto, com recurso à manipulação de objetos e à expressividade do corpo através do uso da máscara larvar”.

PUBLICIDADE

“Sítio” conta com criação e interpretação por André Louro e Catarina Santana. Máscaras e espaço cénico de António Jorge, apoio artístico de Sílvia Brito e Caroline Bergeron. Desenho de luz e direção técnica de Mafalda Oliveira, figurinos por Maria Ribeiro, fotografia por Vítor Cid, e design gráfico de Joana Monteiro.

Este espetáculo está enquadrado na Programação Do Centro, que congrega um ciclo de programação de teatro na OMT dedicado exclusivamente a estruturas profissionais residentes da Região Centro, fortemente afetadas com a situação pandémica atual. A Programação Do Centro pretende iniciar o trabalho de construção de uma futura rede de circulação neste território, contribuindo para a troca e cooperação de trabalho entre profissionais das artes performativas e para a afirmação da vitalidade crescente da criação profissional nesta região.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE