Vamos

Teatrão acolhe espetáculo músico-teatral da ACERT

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-10-2021

A Oficina Municipal de Teatro (OMT) – Teatrão, em Coimbra, acolhe o espetáculo músico-teatral “CAR 12, A Grande Viagem”, da ACERT, no dia 8 de outubro, às 21:30. Este espetáculo está enquadrado na Programação Do Centro.

PUBLICIDADE

Desde a sua formação, em 1976, o Trigo Limpo teatro ACERT tem vindo a afirmar-se como uma companhia teatral apostada na descoberta de interceções entre as distintas linguagens artísticas e do espetáculo, como forma de potenciar uma intervenção teatral experimental, consequente, criativa e socialmente integrada numa intervenção cultural comunitária. Em 1979, o Trigo Limpo dá origem à ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, passando a ser a companhia de teatro da Associação, tendo vindo a profissionalizar-se em 1993, mas mantendo sempre o seu vínculo à ACERT. O Trigo Limpo Teatro ACERT tem desenvolvido, ao longo do seu percurso, uma matriz de criação teatral que, quer na rua, quer nas salas de espetáculos, privilegia sempre o trabalho de ator, uma dimensão poética da narrativa baseada em adaptação de textos não teatrais e uma cenografia que é parte integrante dessa narrativa. Mantém esta matriz ao longo dos seus 43 anos de existência e das mais de 130 peças de teatro criadas e apresentadas no país e no estrangeiro.

A partir de 1996, e até hoje, realiza a Queima e Rebentamento do Judas, recriando anualmente uma celebração ancestral e transformando-a num espetáculo comunitário de teatro de rua com música ao vivo. A “Queima” passa a ser a matriz da criação teatral de rua, dando origem a numerosos espetáculos dos quais salientamos: Faldum, Memoriar, Augaciar, Transviriato, Num abril e fechar d’olhos, Em paz, Golpe d’asa, A extraordinária aventura de uma criança chamada Pinóquio, A Viagem do Elefante e O Pequeno Grande Polegar.

PUBLICIDADE

O Teatrão apresenta a sinopse de “CAR 12, A Grande Viagem”. Um dueto em viagem num veículo surpreendente! Uma dramaturgia mágica, humorada e emocionante. Uma andança divertida e comovente onde, da forma mais inusitada e virtuosa, surgem sons e melodias que são paisagens sonoras criadas pela execução musical de instrumentos inventados e construídos [mais de uma dezena] especialmente para esta criação artística. Sem palavras, ou melhor, com a palavra escondida simbolicamente nos silêncios, sons, gestos, melodias e atitudes teatrais dos intérpretes.

“CAR 12, A Grande Viagem” é uma ideia original de Miguel Cardoso, conceção e interpretação de André Cardoso e Miguel Cardoso, encenação de José Rui Martins. A construção de instrumentos é feita por Miguel Cardoso, apoio de José João Cardoso. Som por Luís Viegas, desenho de luz de Paulo Neto, desenho gráfico de Zé Tavares. Figurinos por Raquel Costa, fotografia de Carlos Teles e Rui Coimbra. Vídeo por Daniel Nunes e Gustavo Dinis. Produção ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela.

PUBLICIDADE

publicidade

Este espetáculo está enquadrado na Programação Do Centro, que congrega um ciclo de programação de teatro na OMT dedicado exclusivamente a estruturas profissionais residentes da Região Centro, fortemente afetadas com a situação pandémica atual. A Programação Do Centro pretende iniciar o trabalho de construção de uma futura rede de circulação neste território, contribuindo para a troca e cooperação de trabalho entre profissionais das artes performativas e para a afirmação da vitalidade crescente da criação profissional nesta região.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE