A 21.ª edição da Semana Cultural de São Martinho do Bispo vai decorrer entre os dias 5 e 10 de junho, num novo formato mais compacto, com seis dias consecutivos de atividades.
A novidade foi anunciada esta quinta-feira, 22 de maio, em conferência de imprensa, onde a organização explicou a alteração face aos moldes habituais, justificando com o objetivo de melhorar a dinâmica e o aproveitamento do evento. Este ano, a aposta vai para uma edição mais compacta mas intensa, com seis dias seguidos de animação.
“Entendemos que não só por uma questão também de facilitar um pouco o trabalho de quem está nas tasquinhas, mas também por uma questão de economia, em termos de orçamento, porque este é um ano eleitoral e não só artistas como empresários, como alugar equipamentos, está tudo uma desgraça, que nós contabilizamos como sendo valores anormais para esta altura da época”, referiu Jorge Veloso.
PUBLICIDADE
A edição deste ano tem um orçamento superior a 140 mil euros, com um aumento de mais de 15% em relação ao ano passado.
Quanto ao programa inclui artistas de renome como Maninho (6 de junho), Mickael Carreira (7 de junho) e Rosinha (9 de junho), bem como atuações de bandas locais e DJ’s.
“Lembramos que há dois anos tivemos espetáculos com Quim Barreiros, com Ivandro, o ano passado tivemos o Nuno Ribeiro, tivemos os Némanus. Já não dá para baixar a fasquia”, admitiu o presidente da União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.
Mas atenção: Os concertos de Maninho e Mickael Carreira serão os únicos dias com entrada paga — 5 euros por noite. Todos os restantes eventos, incluindo o espetáculo de Rosinha no dia 9, serão de entrada livre. “Só assim conseguimos fazer jus a uma despesa cada vez mais crescente, mas que esta receita, nem tão pouco, nem tão longe, nem perto, conseguirá minimizar muito as despesas que vamos ter. De qualquer maneira, sempre ajudará”, apontou.
No dia 5 de junho é a vez da Banda Hit e DJ Nuka. A 6 de junho, sobe ao palco Maninho, Ana Leão, Ruze, DJ Cavaco.
Segue-se Mickael Carreira, Trio Filho Bastardo e DJ Danny. No dia 8 é a vez de Tiago Silva, QQ Garage e DJ Rodrigo. O dia 9 é o da Rosinha, Os Red, DJ Alex.
Além dos concertos, haverá programação para séniores (dia 9) e crianças (dia 10), com atividades como insufláveis, lanche e animação ao longo do dia.
O evento contará com apenas um palco , ao contrário de edições anteriores , que será partilhado pelas várias atuações, permitindo uma gestão eficaz do espaço.
As tradicionais marchas populares (10 de junho) voltam a integrar o cartaz, estando já confirmadas quatro, com possibilidade de aumentar para cinco.
O recinto funcionará com horário livre durante o dia, com início previsto para as 12:00 nos dias principais e encerramento pelas 2:00. No dia 5, a abertura está agendada para as 19:00.
E é e salientar que a organização confirmou também que, este ano, a tradicional Feira dos 7 não se realizará, dado o aproveitamento do espaço para o recinto da Semana Cultural. Os feirantes já foram informados, garantiu.
“O convite que fazemos é exatamente igual ao que temos feito todos os anos. (…) Há boa gastronomia, existem bons espetáculos, há condições de recinto para receber muita gente, 5 ou 6 mil pessoas à vontade”, concluiu.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE