Política

TAP: PSD acusa António Costa de ser “cata-vento eleitoral” e querer livrar-se de “ativo tóxico”

Notícias de Coimbra com Lusa | 7 meses atrás em 28-09-2023

O PSD acusou hoje o primeiro-ministro e o PS de gerirem o processo da TAP como “cata-ventos eleitorais”, com “contorcionismo político e populismo”, aceitando agora privatizar a empresa porque “se tornou um ativo tóxico comunicacional”.

PUBLICIDADE

O vice-presidente do PSD Miguel Pinto Luz reagia, em conferência de imprensa na sede nacional do partido, ao anúncio do Governo de alienar pelo menos 51% do capital da TAP, sendo esta “a percentagem mínima de alienação”.

O dirigente social-democrata disse que a posição do Governo PS – que criticou e reverteu a privatização feita em 2015 pelo executivo PSD/CDS-PP – poderia parecer de “dogmatismo ideológico” – lembrando que António Costa comparou a importância dos aviões da TAP às caravelas dos Descobrimentos -, mas afinal “era propaganda política”.

PUBLICIDADE

“Hoje cai totalmente a máscara ao primeiro-ministro António Costa, as caravelas já não são necessárias e a prioridade é o Governo livrar-se da TAP porque hoje a TAP já é um ativo tóxico comunicacional”, acusou.

Para o ‘vice’ do PSD, “o primeiro-ministro, o Governo e o PS usaram e abusaram da TAP enquanto pensaram que esta lhes seria útil”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Hoje, não podendo ser útil, admitem a realidade e a privatização e – este é o ponto – exatamente nos mesmos moldes que tanto criticaram”, frisou, dizendo que o que o PS considerava “pouco transparente na altura” são hoje “boas práticas socialistas”.

“São autênticos cata-ventos eleitorais”, acusou.

Miguel Pinto Luz classificou ainda este processo de privatização como “cheio de contorcionismo político e populismo” e atribuiu-lhe “um rosto e um preço”: “O rosto é de António Costa, o preço são mais de 3,2 mil milhões de euros”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE